segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mitose

Bom galera, tava lendo sobre o 'processo' da mitose e resolvi compartilhar.

  'De forma prática, podemos entender que na mitose a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma da outra, uma vez que foram formadas a partir de uma única célula.

  Prófase

  Nesta fase, as células começam a se preparar para a divisão. É neste momento que ocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Com o DNA condensado e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica.

  Metáfase

  Aqui começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrômero.

  Anáfase

  A divisão começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro.

  Telófase

  Esta é a última fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNA original.

  Interfase

  Este é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. Nesta fase, ela  mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção. Ela permanecerá neste estágio até estar preparada para uma nova divisão, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos. A partir de então, o ciclo se reinicia.'

E uma imagem só pra ilustrar


Imagem retirada do site: https://www.facebook.com/biodadepressao

Por: Geovanna B. S. Ambrosio

8 comentários:

  1. muita boa a postagem, fala de forma simples e de fácil entendimento sobre a mitose.e a foto define bem todas as fases, com uma forma criativa.

    ResponderExcluir
  2. Os cromossomos metafásicos são ideais para nós na citogenética, logo, impedimos a passagem para a fase anáfase aplicando Colchicina, que não deixará as fibras do fuso se formar.

    Lembrando que essas fibras conduzirão o material genético até a outra extremidade, na imagem está representada pelo terceiro quadrado, do canto superior direito.
    E já são nossas conhecidas, pois, na aula de citoesqueleto, vimos que a constituição desse 'caminho' é de microtúbulos.

    ResponderExcluir
  3. A mitose, processo demonstrado nesta postagem, é um tipo de divisão celular que se inicia a partir de uma célula diplóide, com 46 cromossomos nos humanos.. e que formam duas células idênticas a inicial, ou seja, a célula-mãe.
    Toda esta divisão ocorre para garantir o crescimento e desenvolvimento dos seres vivos e reposição do material gasto ou perdido.

    Por: JESSICA FERNANDES

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a postagem, o tema é abordado de forma simples porém retratando todo o processo....

    ResponderExcluir
  5. Tentei simplificar esse processo pois sempre achei dificil de aprender. E após a aula da professora Tina, nos aprofundamos mais ainda sobre a mitose.

    ResponderExcluir
  6. Qual a importância da mitose para os seres vivos?

    ResponderExcluir
  7. De uma forma geral, a mitose é um processo de divisão celular em que não ocorre a diminuição do número de cromossomos (como ocorre a meiose), e sim ocorre a duplicação do material genético e todas as outras estruturas, e posterior divisão dos componentes, formando suas células idênticas. Ela é de extrema importância para manter uma "ciclagem" das células, mantendo a funcionalidade do organismo como um todo.

    Gessica da Costa

    ResponderExcluir
  8. A mitose é super importante tanto para renovação celular quanto para a diferenciação, renovação celular, cicatrização, crescimento e reprodução de plantas e animais.
    Geovanna B. S. Ambrosio

    ResponderExcluir