segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Injeção contra o Colesterol


Uma injeção é a nova opção em estudo para reduzir a concentração do LDL, conhecido como o colesterol ruim por sua capacidade de entupir as artérias do coração, aumentando o risco de infarto. Os promissores resultados dos primeiros testes em humanos foram apresentados recentemente durante o encontro da Associação Americana de Cardiologia, um dos mais importantes do mundo na área. Os participantes da pesquisa que receberam a maior dose do remédio tiveram uma redução média 64% maior nas taxas do LDL em comparação com os voluntáriosque receberam placebo.

Criada pela empresa de biotecnologia Amgen, a medicação é inovadora em dois sentidos. É a primeira a ser ministrada via injeção. Também é o primeiro anticorpo monoclonal contra o colesterol. Esse tipo de medicamento, já usado por exemplo no tratamento de alguns tipos de tumores, é uma das estratégias de tratamento mais modernas da medicina. Eles são criados para atuar sobre pontos específicos característicos de cada doença. É como se fossem flechas direcionadas para alvos precisos, o que aumenta sua chance de eficácia. 

No caso do colesterol, o foco é a proteína chamada PCSK9. Ela está envolvida no metabolismo das gorduras do sangue e prejudica a capacidade do fígado de eliminar o LDL. Para impedir sua atuação, os pesquisadores criaram o anticorpo monoclonal AMG 145. “Nos testes, verificamos que a molécula de fato reduz a ação da proteína”, disse à ISTOÉ o cardiologista Scott Wasserman, do Departamento de Desenvolvimento Clínico da Amgen. Além da queda na concentração de LDL, houve também redução do colesterol total (soma de todos os gêneros de colesterol) e não foi registrado impacto sobre os níveis do HDL, o bom colesterol (ele ajuda o organismo a limpar os vasos sanguíneos dos depósitos de gordura). 

Em princípio, a medicação seria indicada para os pacientes com dificuldade de responder ao tratamento convencional, baseado em dieta, exercício físico e remédios orais quando necessário. Animada com os resultados, a companhia lançou a segunda fase dos estudos em humanos para determinar doses ideais e a frequência das aplicações. “É preciso realizar o estudo em larga escala a fim de poder avaliar o uso dessa terapia na prática clínica”, diz o cardiologista Costantino Costantini, diretor do Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba.  
img.jpg

Postado por: Aline Borato e Caroline Ribas.

11 comentários:

  1. Essa nova injeção é a esperança no tratamento do colesterol alto. Pelo que eu sei este problema atinge a metade das pessoas no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente Karina, a Organização Mundial de Saúde prevê que até 2015, cerca de 20 milhões de pessoas irão morrer devido á Aterosclerose, uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos.
    Aline Borato

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Deve-se ter bem claro, que existem os tipos de colesterol, uma vez que o LDL é o "mau" e o HDL é o "bom". Enquanto um causa problemas cardiovasculares, o outro auxilia inibindo sua ação indesejada.
    O mais legal do medicamento novo é o fato de não destruir o HDL, já que ele é fundamental no nosso organismo.
    O colesterol é ingerido na dieta alimentar. Para aumentar o HDL, recomenda-se diminuir o consumo de açucares e gorduras trans e insaturadas. E aumentar o consumo de alimentos fonte de gordura vegetal como as encontradas no óleo de côco, abacate, nozes, amêndoas e azeitona. O consumo de alimentos fonte de ômega 3, 6 e 9.
    Por mais benéfico que seja, todo medicamento traz efeitos adversos. E a melhor forma de evitar uma mau colesterol é fazendo exercícios físicos, uma vez que estes diminuem a superfície da célula.

    Por: Anelize Felicio

    ResponderExcluir
  6. E o Brasil superou os EUA em colesterol alto, estima-se que 40% da população brasileira tem problemas com colesterol sendo um dos maiores vilões para a saúde do coração. Isso porque, além de favorecer o infarto agudo no miocárdio, o colesterol elevado pode, dentre outros males, provocar a obstrução das artérias da perna levando à trombose, bem como a obstrução da retina causando a cegueira precoce. Vamos nos cuidar! haha

    ResponderExcluir
  7. Gente aqui é o link de um vídeo que ilustra bem como o colesterol age! http://www.youtube.com/watch?v=1YJoMYQULPQ

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o vídeo, vale a pena assistir!!

    ResponderExcluir
  9. Estabelecer relação com a área de Biologia Celular?

    ResponderExcluir
  10. Para a célula é fundamental para o funcionamento do corpo a transferência de Colesterol LDL,esse processo ocorre através da corrente sanguínea. A célula absorve todo o complexo da LDL através de um sistema chamado endocitose mediada por receptores. A clatrina, são responsáveis pelo transporte da membrana plasmática e do líquido extracelular.
    Os receptores a cima mencionados retira do sangue o colesterol e utiliza nas mais diversas funções.
    Os dois sistemas juntos são capazes de levar a LDL para dentro da célula. A clatrina pode “drenar” aleatoriamente partes da membrana e vai acabar “sugando” alguns receptores ligados a LDL. Há uma compatibilidade desse envoltório de clatrina que vai formar a vesícula com o receptor de LDL. Dessa forma, quando a célula vai gerar essa vesícula que seria teoricamente aleatória, a LDL vai “nadando” pela membrana plasmática até encontrar a adaptina da clatrina e se ligar a ela pra ser absorvida de forma infinitamente mais eficiente sem desperdícios de membrana ou de energia. Depois de absorvida a LDL libera o colesterol e seus esteres para a célula no citoplasma.
    Podemos deduzir então que doenças relacionadas com o Colesterol, está ligado diretamente com os receptores.

    Disponível em: http://www.cytochemistry.net/cell-biology/medical/receptor_mediated_endocytosis_1.htm

    ResponderExcluir