sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Células-tronco


Células-tronco neurais (em verde) neurônio (em roxo).
As células tronco podem ser definidas como células indiferenciadas capazes de auto renovação.
Ate pouco tempo acreditava se que apenas as células tronco embrionarias eram capazes de se diferenciar em células de origem ectoderma ,endoderma e mesodermica.

Após vários estudos, comprovaram que células tronco de um tecido pode se transformar em outras, exemplo células tronco do encefalo se transformarem em células sanguineas.

Ate então desconhecia a funcionalidade de multipotência e presença em adultos.
Outro estudo revelador foi a facilidade de manipular células tronco de adultos,quanto há dificuldade nas embrionárias devido sua espontaneidade de diferenciação.

Para diferenciação dessas células é necessario receber um sinal ou estimulo, este reprime ou ativa genes na celula, isso pode alterar a forma, estrutura, moléculas e produtos da célula, modificando sua interação com outras células, ploriferando se, podendo permanecer no lugar ou migrando.

Em um estudo sobre perdas cerebrais devido stress em ratos adultos, cientistas descobriram novas células nervosas podendo ser neurais e gliares.
Isso aconteceu quando foi inibido os sinais de GABA (ácido gama- aminobutírico) pelo antidepressivo que assim proporcionaram a diferenciação de celulas tronco latentes no
proprio cérebro, inovando o conceito passado de células tronco restrito a migrações.

A funcionalidade das células tronco esta diretamente relacionada a diferenciação por indução de sinais.
Interações com o clima, comportamento psicológico e químicos, são exemplos de desencadeadores de reação.

Concluindo não só com celulas tronco mais com as diversas celulas que compõem os seres vivos estão sujeitas as interações pelo meio, repercutindo na sua evolução ou extinção.
Fontes:

Por:
Ana Paula G R Rocha
Anelize Felicio

6 comentários:

  1. Muito interessante esse tema , a capacidade de diferenciação dessas células é realmente incrível, diversas pesquisas vem sendo desenvolvidas nessa área e ainda há muita coisa a se descobrir....

    ResponderExcluir
  2. Pela primeira vez, um coração humano foi criado com células-tronco, um grande passo em frente na geração de órgãos. Um par de anos atrás, os cientistas reconstruíram o coração de um rato com células-tronco, a mesma equipe está por trás da mais recente descoberta. Se tudo correr como planejado, o coração vai continuar a crescer e, eventualmente, começam a bater automaticamente. As implicações desse desenvolvimento são enormes, incluindo a superação dos problemas de transplantar corações doados.

    http://www.lifesitenews.com/news/breakthrough-new-heart-grown-using-adult-stem-cells/

    CARLA MARIA HEIRICH E DEBORA LOPES DA SILVA

    ResponderExcluir
  3. Encontrei um artigo que releva que Células Tronco provenientes do endométrio podem ajudar no tratamento da diabetes. Dá uma olhada.
    http://veja.abril.com.br/noticia/saude/celulas-tronco-do-utero-poderao-ser-usadas-para-tratar-diabetes
    Aline Borato

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como as células-tronco são repostas?
    Aline, boa a matéria. Aguardo comentários??

    ResponderExcluir
  6. Células-tronco: peças de reposição celular

    As células-tronco são como peças de reposição celular do corpo, capazes de se renovar e dar origem aos mais diferentes tipos de células, como as que formam os músculos ou os glóbulos vermelhos e brancos do sangue.

    As células-tronco diferenciadas são especializadas, morfologicamente desenhadas e dotadas, em sua maioria, de longevidade limitada: 24 horas para os glóbulos brancos e 120 dias para os vermelhos.

    Existem quatro categorias de células-tronco:

    1. Células-tronco totipotentes, por si mesmas capazes de conduzir o desenvolvimento de um ser humano. Trata-se do óvulo fecundado e de duas a oito células do embrião nos quatro primeiros dias de sua formação. Nesse estágio, é possível realizar a clonagem reprodutiva por cisão embrionária.

    2. Células-tronco pluripotentes, que podem formar todos os tecidos do organismo mas não podem gerar um indivíduo completo sozinhas. Sua origem é a massa celular interna do blastocisto, formado por cerca de quarenta células. Por sua vez, a placenta que alimenta o embrião e o protege de qualquer rejeição por parte do sistema imunológico da mãe é produzida pela capa celular externa denominada trofectodermo.

    3. Células-tronco multipotentes, presentes no organismo adulto e que estão na origem de vários tipos de células diferenciadas. As mais conhecidas são as células-tronco presentes na medula óssea, que podem formar todos os tipos de células sangüíneas, mas também de outro tipo, como as células do fígado.

    4. Células-tronco unipotentes, que produzem um só tipo de células diferenciadas (pele, fígado, mucosa intestinal, etc). Alguns órgãos como o coração não possuem células-tronco e por isso não têm a possibilidade de se regenerar em caso de lesão.

    Postado por Karine Ferraz Sperling, Bruna Pereira Schafranski e Geovanna B.S.Ambrosio.

    ResponderExcluir