quinta-feira, 28 de junho de 2012

Osmose



A água se movimenta livremente através das membranas celulares. Esse movimento se faz do local de menor concentração de solutos (pois é o local de maior concentração de água!) para o local de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.
A osmose não é influenciada pela natureza do soluto, mas pela quantidade de partículas de soluto existentes em uma solução. Quando duas soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam partículas do mesmo tipo, são chamadas soluções isotônicas. Caso estejam separadas por uma membrana semipermeável, ou por uma membrana seletivamente permeável, o fluxo de água nos dois sentidos será exatamente igual, e podemos dizer que o fluxo global de água é nulo.
Quando se comparam soluções com diferentes quantidades de partículas por unidades de volume, a de maior concentração de partículas é hipertônica, e exerce maior pressão osmótica. A solução de menor concentração de partículas é hipotônica, e a sua pressão osmótica é menor. Separadas por uma membrana semipermeável, há passagem de água da solução hipotônica em direção à solução hipertônica.
A osmose pode provocar alterações na forma das células. Uma hemácia humana, célula que tem o formato de um disco bicôncavo, é isotônica em relação a uma solução de cloreto de sódio a 0,9% em massa. Essa solução é conhecida comosolução fisiológica, e é empregada para hidratação endovenosa, para lavagem de ferimentos e de lentes de contato, etc. Se uma hemácia for colocada em um meio de concentração superior a essa (uma solução hipertônica, portanto), perde água e murcha. Se estiver em uma solução mais diluída (solução hipotônica), absorve água por osmose. Se a entrada de água for intensa, a célula se distende até se romper. O rompimento das hemácias se chama hemólise.
Fonte: www.biomania.com.br / membrana plasmática

Postado por: Priscila Veiga e Saline Rocha

8 comentários:

  1. Aqui vai uma curiosidade sobre a Osmose

    Você sabe por que a salada, certo tempo após ser temperada, se apresenta murcha?
    Em razão da ação da osmose!

    Este tipo de transporte passivo consiste na difusão de moléculas de água (solvente), predominantemente do meio com mais para o com menos concentração destas moléculas, por uma membrana semipermeável. Quando o meio externo está com maior concentração de soluto - havendo, portanto, uma menor concentração de água: dizemos que ele estáhipertônico, podendo ocorrer o murchamento da célula ou a plasmólise – separação da membrana da parede celular - no caso das células vegetais. Como, neste caso, submetemos as células destes vegetais a um meio hipertônico, a água destes, por osmose, desloca-se para o meio externo, causando esta diferença na conformação do alimento.
    É o mesmo mecanismo que justifica o porquê dos caramujos morrerem ao ser despejada uma quantidade de sal neles.
    Por Mariana Araguaia
    Graduada em Biologia
    Equipe Brasil Escola

    Postado por Gislaine

    ResponderExcluir
  2. Pudemos notar esse movimento da água em sala, lembram o que aconteceu com as células da epiderme da cebola? Ao adicionarmos NaCl percebemos ao microscópio que a membrana das células estavam "murchas", pois expostas a um meio hipertônico houve a saída de água.
    Quando invertemos o processo, para um meio hipotônico, houve a entrada de água, deixando a célula túrgida, cheia. É interessante analisar que nas células vegetais, devido a presença da parede celular, a pressão de turgor não permite que a célula rompa, ao contrário de outras que não possuem esse revestimentos.

    ResponderExcluir
  3. A OSMOSE NA MEMBRANA CELULAR
    A membrana celular age como uma membrana semipermeável porque permite a passagem de algumas substâncias, mas não de outras, através de sua estrutura.
    Um exemplo é a água e a ureia, que podem atravessar através da membrana celular. Os íons sódio e a glicose não podem. A membrana celular é uma estrutura lipoproteica (que é formada de gordura e de proteína), com uma camada bimolecular de lipídios (gorduras), onde se encontram dispersas muitas moléculas de proteínas, como as glicoproteínas, proteínas simples e algumas enzimas.
    Realiza uma permeabilidade seletiva, pois controla a entrada e a saída de moléculas e íons.

    Por: Fernanda Colombo

    ResponderExcluir
  4. Como ocorre a passagem da água através da membrana plasmática? Essa passagem se dá pela bicamada lipídica ou através de proteínas de transporte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A célula tem permeabilidade seletiva.
      Não só a água, mas o gás carbônico, oxigênio, uréia e glicerol atravessam com facilidade a parte lipídica da membrana. Já a glicose, aminoácidos, nucleotídios e sais minerais atravessam pelas proteínas. Esse transporte se dá por: Transporte passivo e ativo por difusões.
      Ocorre através da membrana plasmática, da região de maior para a de menor concentração. Exemplo: troca gasosa de O2 e CO2.
      Difusão simples: Aquela que ocorre sem gasto de energia, através da região lipídica.
      Difusão facilitada: Aquela que ocorre sem gasto de energia, através das proteínas.
      Osmose.. Passagem de água de uma região de menor concentração para uma de maior concentração. (Obs: A pressão que rege o fenômeno da osmose é a
      Pressão Osmótica -Mais alta: Solução Hipertônica. -Mais baixa: Solução Hipotônica Igual: Solução isotônica.)

      Por: Priscila Veiga e Saline Rocha.

      Excluir
  5. Existe na célula, a chamada Permeabilidade Seletiva.
    A água,atravessa com facilidade a parte lipídica da membrana.Essa passagem recebe o nome de OSMOSE, ou seja, a água passa de uma região de menor concentração para uma de maior concentração (HIPOTÔNICA PARA HIPERTÔNICA)

    FONTE:http://pt.scribd.com/doc/4805824/Biologia-PPT-Aula-09-Membrana-Plasmatica

    Postado por: Bruna Pereira Schafranski e Karine Ferraz Sperling.

    ResponderExcluir
  6. Refiz a pergunta para vocês respondenrem no blog: Como ocorre a passagem da água através da membrana plasmática?

    ResponderExcluir
  7. Como ocorre a passagem da água através da membrana plasmática?

    ResponderExcluir