quinta-feira, 28 de junho de 2012

Membrana Plasmática


MEMBRANA PLASMÁTICA



 
Membrana Plasmatica

A Membrana celular compõe todas as células vivas, tanto as procariontes como as eucariontes. Ela estabelece a fronteira entre o meio intra-celular e o meio exterior (ou meio extracelular).




A membrana celular não é estanque, mas uma "porta" seletiva que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção, portanto, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).
Não confundir a membrana celular com a parede celular (das células vegetais, por exemplo), que tem uma função principalmente de protecção mecânica da célula. Como ela não é muito forte, as plantas possuem a parede celular, que é mais forte.
A membrana celular é uma camada fina e altamente estruturada de moléculas de lípidos e proteínas, organizadas de forma a manter o potencial eléctrico da célula e a controlar o que entra e sai da célula (permeabilidade selectiva da membrana). Tem apenas cerca de 10 nm de espessura e a sua estrutura só vagamente pode ser verificada com um microscópio de transmissão electrónica. Muitas vezes, esta membrana contém proteínas receptoras de moléculas específicas, os Receptores de membrana, que servem para regular o comportamento da célula e, nos organismos multicelulares, a sua organização em tecidos (ou em colónias).



 
Membrana Celular

Por outro lado, a membrana celular não é, nem um corpo rígido, nem homogéneo - é muitas vezes descrita como um fluido bidimensional e tem a capacidade de mudar de forma e invaginar-se para o interior da célula, formando alguns dos seus organelos.



 A sua estrutura básica é duma matriz formada por duas camadas de fosfolípidos ligados a proteínas que podem funcionar como "canais" químicos. Algumas destas proteínas apenas aderem à membrana (proteínas extrínsecas), enquanto que outras pode dizer que "residem" ou fazem parte estrutural da própria membrana (proteinas intrínsecas); entre estas, encontram-se glicoproteinas (proteínas ligadas a carboidratos [hidratos de carbono]). A variedade e quantidade relativa das diferentes moléculas não é fixa, de modo a manter a fluidez da membrana em diferentes condições ambientais; entre as moléculas especializadas em regular a fluidez da membrana econtra-se o colesterol.
A matriz fosfolipídica da membrana foi pela primeira vez postulada em 1825 por Gorter e Grendal; no entanto, só em 1895, Charles Overton deu força a esta teoria, tendo observado que a membrana celular apenas deixava passar algumas substâncias, todas lipossolúveis.

Transporte através das membranas
Mesmo nas membranas não biológicas, como as de plástico ou celulose, há moléculas que as conseguem atravessar, em determinadas condições. Dependendo das propriedades da membrana e das moléculas (ou átomos ou íons) em presença, o transporte através das membranas classifica-se em:

Transporte passivo - quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; e
Transporte activo - quando o transporte das moléculas involve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adenosina tri-fosfato (ATP).
[Nota: o transporte pode ainda ser classificado em mediado (envolve permeases [moléculas transportadoras]) e não-mediado (dá-se por difusão directa)


Transporte passivo
O interior das células - o citoplasma - é basicamente uma solução aquosa de sais e substâncias orgânicas e, como as células se encontram normalmente mergulhadas ou em contacto com uma solução externa, pode ocorrer difusão das moléculas de água através da membrana celular, pelo processo de osmose. Osmose, Difusão e Difusão facilitada
Transporte activo
O transporte activo através da membrana celular é primariamente realizado pelas enzimas ATPases, como a importante bomba-de-sódio, que tem a função de manter o potencial electroquímico das células. [Nota: o transporte pode ainda ser classificado em mediado (envolve permeases [moléculas transportadoras]) e não-mediado (dá-se por difusão directa) Muitas células possuem uma ATPase do cálcio que opera a concentrações intracelulares baixas de cálcio e controla a concentração normal (ou de reserva) deste importante mensageiro secundário. Uma outra enzima actua quando a concentração de cálcio sobe demasiadamente. Isto mostra que um íon pode ser transportado por diferentes enzimas, que não se encontram permanentemente activas.

Há ainda dois processos em que, não apenas moléculas específicas, mas a própria estrutura da membrana celular é envolvida no transporte de matéria (principalmente de grandes moléculas) para dentro e para fora da célula:
endocitose - em que a membrana celular envolve partículas ou fluido do exterior e a transporta para dentro, na forma duma vesícula; e
exocitose - em que uma vesícula contendo material que deve ser expelido se une à membrana celular, que depois expele o seu conteúdo.


Postado por: Priscila Veiga

10 comentários:

  1. Fonte do texto: www.biomania.com.br (membrana plasmática)

    Uma forma direta de entender a MP e suas estruturas.

    Priscila Veiga.

    ResponderExcluir
  2. Além da função de transporte, qual outras funções das proteínas da membrana plasmática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas proteínas da membrana estendem-se através da bicamada lipíca: em algumas dessas proteínas transmembrana a cadeia polipeptídica cruza a bicamada como uma alfa-hélice única (proteínas unipasso); em outras, inclusive naquelas responsáveis pelo transporte transmembrana de íons e pequenas moléculas hidrossolúveis, a camada polipeptídica cruza a bicamada múltiplas vezes, seja como uma série de alfa-hélices, seja como uma folha beta na forma de um barril fechado (proteína multipasso).
      Outras proteínas associadas a membrana não cruzam a bicamada, mas ao contrário são presas a um ou ao outro lado da membrana. Muitas dessa são ligadas por interações não covalentes a proteína transmembrana, enquanto outras são ligadas através de grupos lipídicos ligados covalentemente. Como as moléculas lipídicas na bicamada, muitas proteínas da membrans são capazes de difundir-se rapidamente no plano da membrana. Por outro lado, as células têm mecanismos para imobilizar proteínas específicas da membrana e para confinar moléculas lipídicas e proteicas a domínios específicos.

      Veja nessa imagem as principais funções das proteínas da membrana celular:

      http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/membrana-celular/imagens/membrana-celular2.jpg

      Por: Priscila Veiga

      Excluir
  3. Atuam preferencialmente nos mecanismos de transporte, organizando verdadeiros túneis que permitem a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula, funcionam como receptores de membrana, encarregadas de receber sinais de substâncias que levam alguma mensagem para a célula, favorecem a adesão de células adjacentes em um tecido, servem como ponto de ancoragem para o citoesqueleto.

    Proteínas de adesão: em células adjacentes, as proteínas da membrana podem aderir umas às outras.
    Proteínas que facilitam o transporte de substâncias entre células.
    Proteínas de reconhecimento: determinadas glicoproteínas atuam na membrana como um verdadeiro “selo marcador”, sendo identificadas especificamente por outras células.
    Proteínas receptoras de membrana.
    Proteínas de transporte: podem desempenhar papel na difusão facilitada, formando um canal por onde passam algumas substâncias, ou no transporte ativo, em que há gasto de energia fornecida pela substância ATP. O ATP (adenosina trifosfato) é uma molécula derivada de nucleotídeo que armazena a energia liberada nos processos bioenergéticos que ocorrem nas células (respiração aeróbia, por exemplo). Toda vez que é necessária energia para a realização de uma atividade celular (transporte ativo, por exemplo) ela é fornecida por moléculas de ATP.
    Proteínas de ação enzimática: uma ou mais proteínas podem atuar isoladamente como enzima na membrana ou em conjunto, como se fossem parte de uma “linha de montagem” de uma determinada via metabólica.
    Proteínas com função de ancoragem para o citoesqueleto.

    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito6.php

    Por: Fernanda Colombo

    ResponderExcluir
  4. Levando em consideração a membrana e parede de bactérias, estas são as estruturas mais importantes. Todos os nutrientes que estas se nutrem devem ser reconhecidas e selecionadas pelas proteínas presentes na membrana. Em algumas situações, como por exemplo, o contato com xenobióticos (componentes químicos eliminados no meio ambiente, como por exemplo agroquímicos), pode levar a uma desestabilização dos lipídeos e proteínas de membrana, podendo levar até a morte destes organismos. Por isto se torna um importante componente, principalmente para o ambiente científico, em que se deve avaliar os danos no ambiente e o que pode ocorrer com a microbiota de solo e água, podendo evitar graves problemas ambientais (podemos considerar a diminuição de fertilidade no solo ocasionado pela morte da microbiota que participam dos ciclos biogeoquímicos.)
    Importância para biologia celular, seguindo esta mesma linha de raciocínio, seria a presença de substâncias tóxicas no organismo humano, por exemplo, em que se não existisse um mecanismo de defesa das células que compõem o organismo, as células seriam muito mais sensíveis, podendo levar a morte do organismo como um todo. Podemos considerar este um dos exemplos da importância da membrana plasmática na sua função de defesa.

    Por: Gessica da Costa

    ResponderExcluir
  5. As funções da membrana:
    - é a membrana plasmática que separa o meio intracelular do meio extracelular- essa função é responsável pela manutenção da constância do meio intracelular.
    - a principal responsável pelo controle da penetração e saída de substâncias da célula, isto é importante, pois para que as células exerçam suas funções e substâncias adequadas sejam selecionadas e transferidas para o interior.As substâncias desnecessárias são impedidas de penetrar, sendo eliminadas pelo citoplasma.
    - reconhecimento: graças a receptores específicos, a membrana possui a capacidade de reconhecer diversos tipos de moléculas;
    - união e delimitação: através de suas membranas, certas células se prendem firmemente a outras formando camadas que delimitam compartimentos;
    - comunicação: algumas membranas em células específicas podem estabelecer canais de comunicação entre si, por onde haverá trocas de moléculas e íons, participando da coordenação das atividades dos agrupamentos celulares.

    ResponderExcluir
  6. A fluidez é a capacidade de movimentação dos diferentes componentes na bicamada lipídica. Essa movimentação é intensa. Cerca de 10⁷ vezes por segundo, ou seja,aproximadamente 10⁸ cm / segundo. Isso quer dizer que uma molécula de lipídio se difunde por cerca de 2 micrometros em aproximadamente 1 segundo, o que representa o tamanho médio de uma bactéria. A movimentação dos lipídios pode ser lateral, me rotação ou constituir-se em uma flexão em relação ao seu próprio eixo. Pode existir também a movimentação de lipídios de uma camada da membrana para outra. Esse movimento é denominado difusão transversal ou flip-flop.

    referencia : A célula ( 2001) Hernandes F. Carvalho e Shirley M. Recco-Pimentel

    Anelize Felicio

    ResponderExcluir
  7. Discutir o papel da membrana plasmática na sinalização celular.

    ResponderExcluir
  8. Discutir o papel da membrana plasmática na sinalização celular?

    ResponderExcluir
  9. A sinalização entre as células pela membrana ocorre através da mudança de potenciais elétricos pela membrana celular. O fluxo da corrente elétrica pela membrana é controlado por canais iônicos.
    Tipos de Canais iônicos: De repouso (ou retificadores ou passivos)
    -Permanecem abertos => potencial de repouso da membrana

    ƒ-Regulados (ou ativos)
    ƒ Estímulos elétricos, químicos ou mecânicos => potencial de ação
    http://www.osvaldo.med.br/medicina/fisioclin1/03_Sinaliz_celular.pdf

    Por: Fernanda Colombo

    ResponderExcluir