sexta-feira, 29 de junho de 2012

A CLONAGEM!

Vamos falar um pouco sobre Clonagem?


      A palavra clone (do grego klon, significa “broto”) é utilizada para designar um conjunto de indivíduos que deram origem a outros por reprodução assexuada.
      A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo (homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone.
      O termo clone foi criado em 1903, pelo botânico norte-americano Herbert J. Webber, segundo ele, o clone é basicamente um descendente de um conjunto de células, moléculas ou organismos geneticamente igual à de uma célula matriz.
      O processo de clonagem natural ocorre em alguns seres, como as bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução pelo método da bipartição, além disso, o tatu também produz um clone através da poliembrionia.
       No caso dos humanos, os clones naturais são os gêmeos univitelinos, ou seja, são seres que compartilham do mesmo material genético (DNA), sendo originado da divisão do óvulo fecundado.
      No processo de clonagem artificial existem várias técnicas de clonagem, uma delas permite clonar um animal a partir de óvulos não fecundados, sendo este processo conhecido desde o século XIX, estes processos eram praticados pelos horticultores que obtinham clones de orquídeas, que através de tecidos meristemáticos de uma planta matriz, originava dezenas de novas plantas geneticamente idênticas.

Clonagem de Macacos

A clonagem de macacos foi feita nos Estados Unidos utilizando as mesmas técnicas da ovelha Dolly.
A grande diferença deste tipo de clonagem foi pelo fato de utilizarem células de um embrião e não de animais adultos como o caso da ovelha Dolly.

Quais as vantagens da clonagem?

As principais vantagens da clonagem são:
- A preservação de animais em extinção;
- Desenvolvimento de animais imunes a algumas doenças que são contagiosas;
- Clonagem de células humanas para tratamento de doenças, como: pâncreas para diabéticos e de células do sangue para os leucêmicos.

(Fonte: Google imagens e mbiocel.wordpress.com)

Postado por: Roberta Zapszalka

16 comentários:

  1. Muito bom artigo, esclarece as vantagens da clonagem.

    ResponderExcluir
  2. Tema simples, exemplificado como deveria ser, compreendido facilmente, linguagem foi de fácil intendimento, referencial bibliográfico esta ótimo para uma introdução ao assunto, Parabéns espero que continue este trabalho.

    ResponderExcluir
  3. A clonagem pode ocorrer de vários tipos:
    Clonagem Natural
    É natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada, ou seja, na qual não há participação de células sexuais (gâmetas), como é o caso das bactérias, da maioria dos protozoários e algumas leveduras. Este é o meio mais frequente e natural de reprodução dos vegetais inferiores, mas até vegetais superiores podem multiplicar-se naturalmente desse modo.
    A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e, mais raramente, nos gémeos univitelinos, que são parte de um clone. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do zigoto, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular.

    Clonagem Induzida Artificialmente
    A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único património genético. A partir de uma célula-mãe, ocorre a produção de uma ou mais células (idênticas entre si e à original), que são os clones. Os indivíduos resultantes desse processo terão as mesmas características genéticas do indivíduo «doador», também denominado «original».

    Clonagem reprodutiva:
    Baseia-se na remoção do núcleo de um óvulo e substituição por um outro núcleo de outra célula somática. Após a fusão, vai havendo a diferenciação das células Após cinco dias de fecundação, o embrião agora com 200 a 250 células, forma um cisto chamado blastocisto. É nesta fase que ocorre a implantação do embrião na cavidade uterina. O blastocisto apresenta as células divididas em dois grupos: camada externa (trofoectoderma), que vai formar a placenta e o saco amniótico; e camada interna que dará origem aos tecidos do feto. Após o período de gestação surge um indivíduo com patrimônio genético idêntico ao do doador da célula somática.

    Clonagem terapêutica:
    Procedimento cujos estágios iniciais são idênticos a clonagem para fins reprodutivo, difere somente no fato do blastocisto não ser introduzido em um útero. Ele é utizado em laboratório para a produção de células-tronco (totipotentes) a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante. Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante.

    http://www.ghente.org/temas/clonagem/index_txr.htm
    http://clonagem.no.sapo.pt/tipos.htm

    Por: Fernanda Colombo

    ResponderExcluir
  4. Clonagem é um assunto muito delicado quando se trata de ética e religião, porém, na minha opinião, a clonagem pode ser a chave para muitas das perguntas que a humanidade tem. Já sabemos que é possível obter vida de outra vida, já sabemos que podemos criar vida através de fecundação in vitro, porém ainda não conseguimos criar a vida em laboratório sem a participação de humanos no processo, sem gametas, sem células embrionárias, será que um dia conseguiremos?

    Por: Renata H. Parrino

    ResponderExcluir
  5. Excelente contribuição da Fernanda a respeito dos processos de clonagem.
    Aguardo comentários de outros alunos.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia sobre a clonagem natural, e nem sobre a clonagem de algumas células. E as vantagens da clonagem interessam muito, pois podem mudar alguns fatos, como prevenir algumas doenças, e preservar animais em extinção, entre outros benefícios.

    ResponderExcluir
  7. Em cima você cita algumas das vantagens da clonagem. O desenvolvimento de animais imunes a certas doenças contagiosas, como por exemplo, sendo que a clonagem gera outro individuo fielmente idêntico ao original. Portanto o que ocorre no individuo clonado? É algo de natureza celular ?

    ResponderExcluir
  8. O desenvolvimento biotecnológico x a bioética (disciplina que ter por objetivo dar fazer as reflexões, ponderações e mediações dos assuntos que causam grande polêmica ). Projetos, estudos e pesquisas cada vez mais ousados estão se difundindo,e às vezes alguns desses projetos transcendem a capacidade de entendimento e de aceitação do publico em geral.
    Se tratando da clonagem é necessário refletir sobre a necessidade ou não desse fenômeno para a humanidade. Quais benefícios que ela trará? Estes benefício suplantarão os malefícios?
    As técnicas de clonagem exigem a fertilização in vitro, a bipartição dos zigotos, o descarte ou o congelamento de embriões. Outro ponto a ser destacado é a hipótese de que clones humanos, gênios ou andróides, implicaria nas questões de identidade das pessoas. Somam-se a estes as questões de subordinação do concepto aos interesses de quem o quer reproduzir.
    Do ponto de vista ético essas ações significam a violação dos processos naturais de fertilização, não considerando o respeito, dignidade a que todo ser humano tem direito desde o seu princípio. Inserir a clonagem humana no contexto da reprodução assistida pode acarretar sérias questões, como as de repercussões psíquicas na vida futura do concepto e ainda “de repente de até esquecermos que o berço da reprodução humana é o amor” (ANJOS, 1994; p.92).
    Anelize Felicio

    ResponderExcluir
  9. Os genes não são determinantes das características, mas apenas as predispõem, assim os clones não necessariamente apresentariam as habilidades do doador das células. Ela considera ainda que, muitas características do ser humano, são formadas no processo de vivência, nas relações humanas, na educação, na cultura. Como há que se considerar também que o novo ser, será gestado em condições diferentes das do seu doador, condições de tempo, de fatores emocionais. Para aproximar da reprodução de um ser humano idêntico, seria necessário que, além da clonagem, este fosse criado em condições idênticas, durante toda a sua vida, em circunstâncias ambientais idênticas a do seu doador, o que é absolutamente impossível, pois a sua vivência será única. Outra desvantagem marcante, mas que ainda não se sabe ao certo as implicações, é a de que o clone já nascerá com as células genéticas com a idade do seu doador. Isto já foi constatado na experiência de clonagem, realizada com a ovelha Dolly e ainda não se sabe se isto implicaria no aparecimento precoce de doenças degenerativas, que são próprias de idade mais avançada.
    Anelize Felicio
    Para saber mais sobre Bioética :
    https://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/792/894

    ResponderExcluir
  10. Achei uma reportagem que fala sobre a ovelha Dolly, mais os cientistas destacam o fato do animal ter apresentado envelhecimento precoce e morrido. Caso houvesse uma clonagem humana, esse envelhecimento atingiria o clone? Encontrei que o Telômero, parte do cromossomo responsável pela divisão celular, poderia ter sido a causa do envelhecimento do animal. Como isso ocorre?
    Aline Borato

    ResponderExcluir
  11. Então Aline , o telômero, encurta-se à medida que ocorrem sucessivas mitoses, com o decorrer do desenvolvimento ou envelhecimento do animal. Quanto mais velho o indivíduo, menor esta região terminal (telômero).
    Herbert P. Morais

    ResponderExcluir
  12. Essa parte do telômero nós discutimos lá no lab de Citogenética, pois como comentado caracteriza bem a atividade do cromossomo. Um exemplo importante é que as células cancerígenas tem modificação no telômero que não ocorre esse encurtamento, como nas células normais, por isso fala-se tanto em "células infinitas".

    Logo, percebemos que clonar indivíduos complexos ainda tem muito a se aprimorar.

    Nós, na citogenética também fazemos clonagem: acoplamos um fragmento de DNA a uma bactéria, para que ela reproduza isso. Fazemos a clonagem de genes, explicado nesse link:http://www.biomolweb.kit.net/pages_html/cloning.html

    Técnica bem menos complexa, mas também tem suas importância para o meio científico.

    ResponderExcluir
  13. Ao meu ver essa é uma matéria muito interessante, pois mostra toda a realidade da clonagem. Pessoas criticam ser feito clonagem, mas muitos não percebem que hoje a clonagem pode ser essencial para a cura de muitas doenças, não tem apenas desvantagens, mas sim grandes vantagens. Espero que muitas pessoas leiam esta materia e reflitam sobre o assunto.

    Por Debora Lopes da Silva

    ResponderExcluir
  14. Discutir melhor a relação entre clonagem e células-tronco.

    ResponderExcluir
  15. Discutir melhor a relação entre clonagem e células-tronco?

    ResponderExcluir
  16. Achei esse artigo que fala sobre células-tronco e clonagem: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000200016&script=sci_arttext

    Por: Fernanda Colombo

    ResponderExcluir