sexta-feira, 29 de junho de 2012

O CICLO CELULAR!

   Galera, logo estaremos estudando sobre isso, que tal dar uma olhadinha antes que o próximo semestre comece?!  
   Em biologia, chama-se ciclo celular o conjunto de processos que se passam numa célula-viva entre duas divisões celulares.
O ciclo celular consiste na Intérfase e na Fase mitótica, que inclui a mitose e a divisão celular (citocinese).
Intérfase
A vida de uma célula começa no momento em que a divisão celular que a originou acaba e o momento em que ela mesma se divide ou morre (toda a actividade celular cessa).
A intérfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da segunda. Geralmente a célula encontra-se nesta fase maior parte da sua vida. Durante esta fase o DNA não é visível ao microscópio óptico. Período do intensa atividade na célula e duplicação do material genético.
A Intérfase divide-se em 3 fases:
• Fase G1
  Nesta fase sintetizam-se muitas proteínas, enzimas e RNA, verifica-se também a formação de organelas celulares e, consequentemente, a célula cresce.
• Fase S
  É nesta fase que ocorre a auto-replicação das moléculas de DNA (diz-se no plural porque para cada cromossomo existe uma molécula de DNA)
  A partir deste momento os cromossomos passam a possuir dois cromatídeos ligados por um centrómero.
• Fase G2
  Neste período dá-se a sintese de moléculas necessárias à divisão celular (como os centríolos).
As fases G e S possuem estas denominações em decorrência de abreviações do inglês - G para gap (intervalo) e S para synthesis (síntese).

Mitose
Nesta fase ocorre a divisão nuclear (nas células eucarióticas). É um processo contínuo, no entanto distinguem-se 4 fases:
• Prófase
 
É a etapa mais longa da mitose;
  Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se cada vez mais curtos, possibilitando assim o seu visionamento no Microscópio óptico;
  Os dois pares de centríolos afastam-se em sentidos opostos, entre eles forma-se o fuso acromático (sistema de microtúbulos proteícos que se agrupam e formam fibrilas);
  Quando os centríolos alcançam os pólos da célula o Invólucro nuclear quebra e os nucléolos desaparecem.
• Metáfase
  Os Cromossomos atingem a máxima condensação;
  O fuso acromático completa o desenvolvimento e algumas fibrilas ligam-se aos centrômeros (as outras ligam os dois centríolos);
 Os Cromossomos encontram-se alinhados no plano equatorial (plano equidistante dos dois pólos da células) constituindo a Placa quatorial. • Anáfase
  A anáfase começa pela duplicação dos centrômeros, libertando as cromátides-irmãs que passam a ser chamadas de cromossomos-filhos.As fibras do fuso, ligadas aos centrômeros, encurtam, puxando os cromossomos para os pólos da célula.A anáfase é uma fase rápida, caracterizada pela imigração dos cromossomos para os pólos do fuso.
  As fibrilas encurtam-se e começam a afastar-se;
  Dá-se a clivagem dos centrômeros. Os cromatídios que antes pertenciam ao mesmo cromossoma, agora separados, constituem dois cromossomas independentes.
• Telófase
  A membrana nuclear forma-se à volta dos cromossomas de cada pólo da célula, passando a existir assim dois núcleos com informação genética igual;
  Os nucléolos reaparecem;
  O fuso mitótico dissolve-se;
  Os Cromossomos descondensam e tornam-se menos visíveis;


 (Fonte: Google imagens)


Postado por: Roberta Zapszalka


12 comentários:

  1. Explicação simples e fácil de entender, lembrava apenas de algumas coisas como Mitose e Metáfase, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Excelente explicação! Eu tinha dúvidas sobre a Prófase que foram sanadas!

    ResponderExcluir
  3. Leitura fácil, de conteúdos extensos exemplificados em poucas palavras, bom para duvidas frequentes.

    ResponderExcluir
  4. Uma duvida que eu tenho sobre a divisão celular.
    É por que que as celulas musculares não se dividem, eu sei que é porque elas permacem na fase G0, mas o que faz ela ficar nessa fase ?
    Alguem sabe ?

    ResponderExcluir
  5. Na aula de Histologia, a prof falou em regeneração de células musculares. Então ainda tem sim algumas células musculares que se dividem. Tivemos informação incompleta. Elas permanecem em G0 porque não tiveram sinalização celular para mudar isso?

    ResponderExcluir
  6. Citar a fonte? De qual site o vídeo foi extraído? Complementando a pergunta do Rubens, porque células altamente diferenciadas não se dividem e ficam estacionadas em GO?

    ResponderExcluir
  7. Lembrando também que há outro meio de divisão celular: a Meiose
    Que é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).
    Na primeira etapa, também denominada reducional, ocorre a diminuição no número de cromossomos. Na segunda, equacional, o número de cromossomos das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam.
    Essa etapas passam pelas seguintes fases:


    MEIOSE I

    A prófase I: é de longa duração e muito complexa. Os cromossomos homólogos se associam formando pares, ocorrendo permuta (crossing-over) de material genético entre eles. Vários estágios são definidos durante esta fase: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese

    Leptóteno: Os cromossomos tornam-se visíveis como delgados fios que começam a se condensar, mas ainda formam um denso emaranhado. Nesta fase inicial , as duas cromátides- irmãs de cada cromossomo estão alinhadas.

    Zigóteno: Os cromossomos homólogos começam a combinar-se estreitamente ao longo de toda a sua extensão. O processo de pareamento ou sinapse é muito preciso.

    Paquíteno: máximo grau de condensação dos cromossomos, os braços curtos e longos ficam mais evidentes e definidos, dois desses braços, em respectivos homólogos, ligam-se formando estruturas denominadas bivalentes ou tétrades. Momento em que ocorre o crosing-over, isto é, troca de segmentos (permutação de genes) entre cromossomos homólogos;

    Diplóteno: começo da separação dos homólogos, configurado de regiões quiasmas (ponto de intercessão existente entre os braços entrecruzados, portadores de características similares);

    Diacinese: finalização da prófase I, com separação definitiva dos homólogos, já com segmentos trocados. A carioteca (envoltório membranoso nuclear) desaparece temporariamente.

    Metáfase I: os cromossomos ficam agrupados na região equatorial da célula, associados às fibras do fuso;

    Anáfase I: encurtamento das fibras do fuso, deslocando os cromossomos homólogos para os polos da célula. Nessa fase não há separação do centrômero (ponto de ligação das cromátides irmãs em um cromossomo).

    Telófase I: desespiralização dos cromossomos, retornando ao aspecto filamentoso, havendo também o reaparecimento do nucléolo, bem como da carioteca e divisão do citoplasma (citocinese), originando duas células haploides.

    MEIOSE II

    Prófase II: os cromossomos voltam a se condensar, o nucléolo e a carioteca desaparecem novamente. Os centríolos se duplicam e se dirigem para os polos, formando o fuso acromático.

    Metáfase II: os cromossomos se organizam no plano equatorial, com suas cromátides ainda unidas pelo centrômero, ligando-se às fibras do fuso.

    Anáfase II: separação das cromátides irmãs, puxadas pelas fibras em direção a polos opostos.

    Telófase II: aparecimento da carioteca, reorganização do nucléolo e divisão do citoplasma completando a divisão meiótica, totalizando 4 células filhas haploides.

    Fonte: A Célula 2001 e http://www.brasilescola.com/biologia/meiose.htm

    Por: Gessica da Costa

    ResponderExcluir
  8. Achamos uma animação onde podemos observar bem simplificadamente a divisão celular. Acessem esse link: http://www.dbm.ufpb.br/~marques/Animacoes/Comprarison%20of%20Meiosis%20and%20Mitosis.swf

    Por Debora e Carla

    ResponderExcluir
  9. Não sei ao certo mas a professora Michele comentou que se as células altamente diferenciadas se dividissem o gasto energético seria muito alto.

    Herbert Morais

    ResponderExcluir
  10. Citar a fonte? Porque células altamente diferenciadas não se dividem?

    ResponderExcluir
  11. Citar fonte? Porque células altamente diferenciadas não se dividem?

    ResponderExcluir