quarta-feira, 27 de junho de 2012

Entendendo o DNA!

    Como alunos de Biologia, ou apenas interessados pelo assunto, sempre ouvimos falar do DNA. 
  Pesquisando mais sobre o assunto, de como ele foi descoberto, formado, etc... Encontramos um site muito interessante que abrange o conteúdo sobre DNA, de uma forma dinâmica e didática, de fácil entendimento. Não generalizando apenas o DNA e como um todo, a matéria de Genética. 
   Apesar de ser um site com o título genética, não usaremos ele só quando tivermos essa matéria e sim agora, na matéria de Biologia Celular e bem como em todos os anos do curso. É também interessante para alunos do Ensino Médio e para quem se interessa pelo assunto.


 
(Imagem demonstrativa do site)


    O site possui vários tópicos, separados por conteúdos. Você pode navegar por todos os assuntos, além de conceitos, animações explicando didaticamente, galeria de fotos, biografia das pessoas que estavam presente na história da genética, problemas sobre cada assunto e bibliografia de todos os conteúdos abrangidos no site. 


Por: Fernanda Caroline Colombo e Gessica da Costa. 



18 comentários:

  1. Muito interessante, pois tem a história de como foi descoberto o DNA de forma animada e interativa. E tendo vários outros itens sobre bem interessantes.

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  2. Realmente é interessante e muito didático, o DNA é um assunto muito importante no entendimento de toda a Biologia, especialmente na Biologia Celular, apresentar o assunto aos alunos dessa maneira deixaria ainda mais interessante a aula. Eu gostei muito também de como eles apresentaram no site o histórico de como o DNA foi descoberto, bem descontraído.

    Renata H. Parrino

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  3. Interessante, consegui esclarecer várias dúvidas, de uma forma didática e simples, muito bom mesmo!

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  4. http://youtu.be/ysfiW9irPhg neste link tem uma paródia que de uma forma simples explica como acontece a troca de informações genéticas.



    Uma molécula de DNA é uma cadeia longa e contorcida conhecida como dupla hélice. O DNA parece bastante complexo, mas na realidade é formado por apenas quatro nucleotídeos:
    adenina
    citosina
    guanina
    timina
    Esses nucleotídeos existem como pares de base que se ligam como os degraus de uma escada. A adenina e a timina sempre formam pares, assim como a citosina com a guanina. Embora a maior parte da cadeia de DNA não difira de uma pessoa para outra, há alguns 3 milhões de pares de bases de DNA (aproximadamente 0,10% de todo o genoma) que são diferentes.
    Em células humanas, o DNA está agrupado em 23 pares de cromossomos. Um membro de cada par de cromossomos vem de sua mãe e outro de seu pai. Em outras palavras, seu DNA é uma combinação dos DNAs de sua mãe e de seu pai. A menos que você possua um irmão gêmeo, seu DNA é único. É isso que torna a evidência de DNA tão valiosa nas investigações - é impossível alguém ter o DNA idêntico ao seu.

    http://ciencia.hsw.uol.com.br/evidencias-de-dna.htm
    postado por Gislaine.

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  5. Este assunto é mesmo interessante, procurando um pouco mais sobre o mesmo,descobri o nome de uma área da biologia , a biologia do desenvolvimento.
    “ As questões levantadas por um biologista do desenvolvimento são freqüentemente questões mais ligadas ao vir a ser do que ao ser propriamente dito. Dizer que mamíferos XX são geralmente fêmeas e mamíferos XY são geralmente machos, não explica a determinação sexual para um biologista do desenvolvimento. Esse quer saber como o genótipo XX produz um ser feminino e como o genótipo XY produz um ser masculino. Da mesma maneira, um geneticista gostaria de saber como os genes globina são transmitidos de uma geração à outra, e um fisiologista pode fazer perguntas sobre a função da globina no corpo. Porém, o biologista do desenvolvimento pergunta porque os genes globina se expressam somente nas hemácias e como essas se tornam ativas apenas em certas fases do desenvolvimento (ainda não sabemos as respostas).”
    “Como os genes globina são transcritos, e como os fatores que ativam sua transcrição interagem uns com os outros e com o DNA?), a níveis celular e tissular (p. ex., Quais são as células capazes de produzir globina, e como o mRNA da globina deixa o núcleo?), a nível de órgãos ou sistema de órgãos (p. ex., Como vasos capilares são formados em cada tecido, e como são instruídos a se conectarem e ramificarem?) e, até mesmo, a níveis ecológicos e evolucionários (p. ex., Como diferenças na ativação do gene globina permitem o fluxo de oxigênio da mãe para o feto, e como fatores ambientais acionam a diferenciação de mais hemácias?). ”

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  6. “Biologistas do desenvolvimento podem estudar qualquer organismo e todo tipo de célula.
    O desenvolvimento é realizado por duas funções principais: gera diversidade e ordem celular dentro de cada geração, o que assegura a continuidade da vida que passa de uma geração à outra. Assim, existem duas questões fundamentais para a biologia do desenvolvimento: Como um ovo fertilizado origina um ser adulto, e como esse ser adulto produz um outro ser? Cada espécie tem suas próprias respostas, mas algumas generalizações podem ser feitas. Tradicionalmente, essas questões têm sido subdivididas em quatro problemas gerais da biologia do desenvolvimento:
    • O problema da diferenciação. Uma única célula, o ovo fertilizado, se desenvolve
    e gera centenas de células de diferentes tipos - células musculares,
    células epidérmicas, neurônios, linfócitos, células do sangue, células gordurosas,
    e assim por diante. Essa geração de diversidade celular é chamada diferenciação.
    Desde que cada célula do corpo contém o mesmo conjunto de genes,
    precisamos entender como esse mesmo conjunto de instruções genéticas pode
    produzir diferentes tipos de células.
    • O problema da morfogênese. Nossas células diferenciadas não são distribuídas
    aleatoriamente; pelo contrário, são organizadas em intrincados tecidos e
    órgãos. Esses órgãos estão dispostos de tal maneira que: dedos estão nas
    pontas e não no meio de nossas mãos, os olhos estão na nossa cabeça e não
    nos pés ou intestinos. Essa criação de forma ordenada, é chamada morfogênese.
    Como as células se auto-organizam e formam um arranjo correto?
    • O problema do crescimento. Somos maiores do que um ovo, mas como as
    células sabem quando devem parar de se dividir? Se cada célula de nossa face
    realizasse mais uma divisão celular, seríamos considerados horrivelmente mal
    formados. Se cada célula de nossos braços tivesse realizado apenas mais uma
    série de divisões, poderíamos amarrar nossos sapatos sem nos abaixar.
    • O problema da reprodução. O espermatozóide e o óvulo são células muito
    especializadas. Somente eles podem transmitir instruções para produzir um
    organismo de uma geração para outra. Como essas células são separadas para
    formar a próxima geração, e quais as informações no núcleo e no citoplasma
    que permitem tal funcionamento?
    Recentemente, tem-se dado grande ênfase a um quinto problema:
    • O problema da evolução. A evolução envolve mudanças herdadas durante o
    desenvolvimento. Quando dizemos que o cavalo de um dedo só de hoje, teve
    um ancestral de cinco dedos, estamos dizendo que mudanças no desenvolvimento da cartilagem e dos músculos ocorreram ao longo de muitas gerações de
    embriões nos ancestrais do cavalo. Como mudanças no desenvolvimento criam
    novas formas de corpo? Quais modificações hereditárias são possíveis,
    dadas as restrições impostas pela necessidade do organismo sobreviver enquanto
    se desenvolve?”
    De acordo com Aristóteles, o primeiro grande embriologista da história, a ciência
    começa com a curiosidade: “é graças a curiosidade que as pessoas começaram a
    filosofar, e a curiosidade permanece desde o início do conhecimento.”
    Para quem quiser procurar as respostas para estas perguntas e saber um pouco mais sobre o assunto, este comentário foi retirado do capitulo 1 (Introdução ao desenvolvimento animal) do livro Biologia do desenvolvimento 5ª Ed Scott F. Gilbert
    Disponível para download em:
    http://www.4shared.com/office/9ZnwDCPg/_Portugus__Biologia_Do_Desenvo.html

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  7. É Interessantíssimo!!
    Mostra o DNA de forma animada e didática.
    Muito legal!!
    Comentário de:Saline Rocha

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  8. Muito interessante e didático.
    No futuro poderiamos usar esse tipo de conteúdo com nossos alunos.

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  9. Eu acho legal ver sites assim com uma linguagem mais informal , porque nos nao vamos dar aula apenas em universidades , tambem podemos dar aula no ensino fundamental.
    Assim desenvolvendo um pouco a didatica de uma materia cientifica com linguagem informal pode nos ajudar muito no futuro.

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  10. Pesquisando no site indicado, percebi que há uma parte sobre a estrutura do DNA e mecanismos da expressão dos genes que teriam a ver com a Biologia Celular, mas acho que o enfoque principal ainda é da genética, ou seja, não da visão celular, mas do gene.
    Como poderíamos então focar a estrutura e função do DNA na célula?
    Bem, a Anelize fez uma extrapolação do assunto e foi para a área de Biologia do Desenvolvimento.
    Qual seria a interface entre essa área do conhecimento e a Biologia Celular?

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  11. Numa célula, suas funções, formato e outras características são determinados por expressão diferencial de genes.
    Para indicar quais genes devem ser expressos em determinadas condições, existe um tipo de "sinalização".
    Todas as células do nosso corpo tem o mesmo material genético, o que garante que elas tenham uma função, formato e outras características, isso é a expressão gênica.
    Por isso existem células diferentes no nosso corpo mesmo com o mesmo material genético.
    Para um estudo de biologia celular, entender o DNA e as proteínas expressas por este é de extrema importância.

    E sobre o comentário da Anelize...
    No início, com a formação do zigoto, existe um certo tipo de expressão de genes e comportamento celular, basicamente voltado a divisão celular.
    Com o desenvolvimento do embrião, ocorrem outros tipos de sinalização que levam a expressão diferencial nas células, fazendo com que se diferenciem e formem os diversos tipos de células que temos quando nascidos.
    Em todos os estágios de desenvolvimento do embrião ocorre um tipo diferente de expressão de genes.
    Pesquisando mais sobre o assunto, chegamos a conclusão que até hoje não sabem o que leva a ocorrer a sinalização para expressar outros genes, sabe-se que certos químicos e enzimas sinalizam isso para o DNA, mas não sabe-se o que faz com que ocorra essa sinalização.

    Por: Fernanda Colombo e Gessica da Costa

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  12. Muito didático e de fácil entendimento. Parabéns.

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  13. Muito interessante e esse site trás o assunto completo e com uma linguagem que facilita a compreensão principalmente se usarmos com alunos de ensino médio. Excelente!!!

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  14. Discutir o enfoque celular dos temas do site?

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  15. Discutir o enfoque celular dos temas do site?

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  16. O principal foque celular que o site tem seria a síntese das enzimas. O site especifica bastante a parte de DNA sob um enfoque molecular, mas ele explica de uma forma simples e de fácil entendimento a parte transcricional. A síntese das proteínas é o que mantém a funcionalidade de uma célula, caso não existisse a sintese das proteínas, não existiria atividade celular. Todo o sistema homeostático depende de uma sinalização e da sintese com funcionalidades ideais, caso não ocorra esta "cinética" perfeita, o sistema como um todo passa a ter problemas.

    Gessica da Costa

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