quinta-feira, 28 de junho de 2012

Animação ilustrando ação de droga experimental fosfoetanolamina contra o câncer,

http://www.biosphera.com.br/cancer-mitocondria.asp
Postado por Saline Rocha & Priscila Veiga

7 comentários:

  1. "Ilustração" interessantíssima do ato da droga fosfoetanolamina fazendo metabolismo no fígado. Mostra a sinalizaçao que atraem as células NK (sistema imunológico), o transporte da morte dessas células tumorais por apoptose (morte celular programada) e a regressão tumoral.

    Vale muito a pena ver!

    Priscila Veiga.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a animação é muito boa. Vamos explorá-la melhor teoricamente. Qual a natureza e ação da fosfoetanolamina?

    ResponderExcluir
  3. A fosfaetanolamina é um componente metabólico precursor de fosfolipídio.
    Pode ter função antiumoral; ou seja, ação antiproliferativa, e estimular a apoptose. A fosfoetanolamina está intimamente relacionada com os mecanismo de regulação do potencial de membrana mitocondrial.

    Por: Fernanda Colombo

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante mesmo a “animação”,até para pessoas que tem pouco conhecimento sobre biologia , o vídeo consegue transmitir uma mensagem entendível, e desperta o interesse para pesquisar mais sobre o assunto.

    Anelize Felicio

    ResponderExcluir
  5. Lendo um pouco sobre junção aderente, que tem por função promover uma adesão entre células vizinhas. A mutação dos contatos celulares é fisiologicamente significativo, dado o fato que o comprometimento do mecanismo de adesão celular, consiste em uma etapa importante para o desencadeamento do processo tumoral. Células transformadas, como as que dão origem aos tumores de origem epitelial( por exemplo, carcinomas e adenocarcinomas), apresentam frequentemente baixa adesividade com outras células e com a matriz extracelular, combinada com uma alta motilidade celular.O processo de transformação inicia-se com a perda de adesão intercelular. As células transformadas se tornam extremamente móveis. Devido em parte a essa baixa adesividade,cessa-se a inibição por contato do crescimento celular,cessa-se a inibição por contato do crescimento celular, que ocorre quando uma célula normal entra em contato com outra idêntica, a célula transformada começa, então, a se multiplicar desordenadamente . num grau mais intenso de transformação ou de diferenciação,as células podem se transformar metastáticas(migração da doença) , e sair do seu lugar de origem, invadindo outros órgãos via circulação sanguínea e ou linfática.
    Retirado do livro A célula
    Anelize Felicio

    ResponderExcluir
  6. Qual a importância da fosfoetanolamina nas células?

    ResponderExcluir
  7. Qual a importância da fosfoetanolamina nas células?

    ResponderExcluir