quinta-feira, 31 de maio de 2012

Um pouco sobre Enzimas

                Enzimas

          São substâncias de natureza proteica. Agem como catalisadores, isto é, promovem reações químicas em alta velocidade e em temperaturas baixas. Podemos definir uma enzima, como sendo uma proteína que catalisa e acelera uma reação química.
         A força das enzimas: quando comemos um pedaço de carne, ela é digerida em aproximadamente 2 horas com a ajuda das enzimas do suco gástrico.
         Se tentarmos digerir esse pedaço de carne em laboratório, sem a ajuda das enzimas, precisamos de temperaturas em torno de 100° C e o processo levará cerca de 12 horas.
          As enzimas são específicas para um determinado substrato, isto é, as enzimas que atuam sobre um substrato não tem ação sobre outros substratos diferentes.
Ex: -amilases: são enzimas que degradam apenas amido
- proteases: são enzimas que degradam apenas proteínas
-lipases: são enzimas que degradam apenas lipídios
          Atuação enzimática: a enzima atua sobre o substrato encaixando-se nele como uma chave na fechadura . Uma enzima é específica para um determinado substrato pela forma de sua molécula. Uma vez ocorrido o encaixe, forma-se o complexo enzima substrato, que se assemelha as sistemas chave fechadura.
Esquema: Enzima e substrato --- juntos formam complexo enzima-substrato --- enzimas mais produtos finais. Ex.: amilase = amido.. vão resultar amilase + moléculas de glicose.
         Os lisossomos são organelas citoplasmáticas que acumulam cerca de 40 enzimas hidrolíticas, as quais apresentam uma ampla gama de substratos (tabela 1). A principal função das organelas é a digestão intracelular, onde permite a célula eliminar porções envelhecidas ou danificadas do citoplasma, incluindo organelas e moléculas, e degradar componentes oriundos da endocitose, sejam eles fragmentos da membrana plasmáticas, macromoléculas, partículas, outras células ou microrganismos.


          Em alguns tipos celulares, as enzimas lisossomais são secretadas para realizar a digestão extracelular. Um exemplo é o acrossomo, uma organela relacionada ao lisossomo, dos espermatozóides. Quando o espermatozóide entra em contato com o óvulo, ocorre a chamada reação acrossomal, que se caracteriza pela liberação das enzimas contidas na organela, em especial a hialuronidase, que digere as camadas de material extraceular que envolve o óvulo. Isto permite a fusão das membranas das duas células e a passagem do núcleo do espermatozóide para o citoplasma do óvulo.

Fonte: A célula, 2001, Hernandes F. Carvalho, Shirley M. Recco - Pimentel
Postado por: Anelize Felicio e Jessica Fernandes

14 comentários:

  1. Parabéns pela postagem!
    Obrigado por esclarecer o princípio da fecundação.

    ResponderExcluir
  2. Também gostei da postagem.Clara e objetiva!Só acho ainda que o enfoque está um tanto bioquímico. Você poderia explicitar um pouco mais a importância delas nas células??

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela postagem. me interessou bastante então fui procurar mais informações sobre o assunto e encontrei coisas muito interessante e aqui mostra um poco sobre a importância das enzimas.

    O estudo da natureza das enzimas e de sua atuação teve grande utilidade na medicina. Determinados tratamentos se baseiam na inibição das enzimas que acompanham as bactérias, com o que se detém a ação infecciosa destas.
    As sulfonamidas (grupo de antibióticos sintéticos usados no tratamento de doenças infecciosas devidas a micro-organismos), por exemplo, são elementos bloqueadores das enzimas bacterianas. As enzimas são também utilizadas em diagnósticos médicos e contra reações desfavoráveis em pessoas alérgicas à penicilina (antibiótico natural derivado de um fungo). Em certos casos, a administração de enzimas serve para controlar sua falta no organismo, assim como para corrigir anormalidades derivadas de doenças.
    Uma das principais aplicações industriais das enzimas é na produção do álcool etílico (etanol) pelo processo de fermentação, que utiliza enzimas na conversão da sacarose em etanol. Na fabricação de produtos como pão, queijos, cerveja, vinho etc., em que há fermentação de leveduras, os novos conhecimentos sobre enzimas são utilizados para controlar e melhorar sua qualidade. O curtimento de couros e a limpeza de tecidos são alguns dos numerosos processos químicos e industriais que empregam a ação catalítica das enzimas para favorecer reações da matéria orgânica.

    E se quiserem mais informações olhem nesse site que fala muitas coisas interessantes, como a interação das enzimas com o câncer. http://www.online.unisanta.br/2001/03-24/ciencia5.htm

    ResponderExcluir
  4. Interessante as informações complementares da Ana Carolina. Entretanto, gostaria que vocês destacassem um pouco mais o papel das enzimas nas células?

    ResponderExcluir
  5. São indispensáveis para conversão de sinais, na regulação celular; intracelular e extracelular. Através da sua ação podem gerar movimento, como no caso da miosina que hidroliza ATP, gerando contrações musculares. Também movimentam carga através da célula, através da ação do citoesqueleto. Algumas enzimas são ATPases (funcionam como bombas iónicas), que se localizam na membrana celular, estando envolvidas do processo de transporte ativo. Os vírus podem conter enzimas que auxiliam na infecção de células (HIV-integrase e transcriptase reversa) ou na libertação celular de vírus (neuraminidase no vírus influenza).

    Curiosidade:
    Eduard Buchner descobriu que os extratos de levedo podiam fermentar o açúcar e álcool, que o fator da fermentação era as enzimas contidas nas células, e continuavam funcionando mesmo quando removidas das células vivas. Esta descoberta valeu-lhe o prémio Nobel de Química em 1907.

    http://saude.hsw.uol.com.br/celulas4.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Enzima
    http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/binario163.pdf

    por:Ana paula g r rocha

    ResponderExcluir
  6. Pesquisando mais sobre o assunto, encontrei isso:
    São catalisadores biológicos extremamente eficientes e aceleram em média 109 a 1012 vezes a velocidade da reação, transformando de 100 a 1000 moléculas de substrato em produto por minuto de reação.
    Atuam em concentrações muito baixas e em condições suaves de temperatura e pH.
    Possuem todas as características das proteínas. Podem ter sua atividade regulada. Estão quase sempre dentro da célula, e compartimentalizadas.

    http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/enzimas.htm

    Gessica da Costa

    ResponderExcluir
  7. O que seria de nos sem as enzimas??
    Só Deus pra pensar em cada detalhe.
    Por:Saline Rocha

    ResponderExcluir
  8. A Ana Paula e a Gessica trouxeram mais informações a respeito do papel das enzimas na célula.
    Aguardo comentários de outros alunos?

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante o post, bem esclarecedor! Como disse a Ana o desenvolvimento de estudos sobre enzimas e suas ações teve grande importância na medicina, e também na industria...

    ResponderExcluir
  10. Cada espermatozóide consiste de um núcleo haplóide, um sistema de propulsão
    para movimentar o núcleo, e um saco de enzimas que permitem a entrada do núcleo no óvulo.
    A maior parte do citoplasma do espermatozóide é eliminada durante o amadurecimento,deixando somente certas organelas modificadas para exercer a função espermática.
    Durante o transcorrer do amadurecimento, o núcleo haplóide se
    torna muito aerodinâmico e seu DNA altamente comprimido. Na parte frontal desse
    núcleo haplóide comprimido está a vesícula acrossômica, derivada do aparelho de
    Golgi, contendo enzimas que digerem proteínas e açúcares complexos; por isso, pode ser considerado como uma vesícula secretória modificada. Essas enzimas armazenadas são usadas para lisar (quebrar)os invólucros externos do óvulo.
    Referencias : Biologia do Desenvolvimento 5ed Scott F. Gilbert
    CAPÍTULO 4 Fertilização: Iniciando um novo organismo
    Anelize Felicio

    ResponderExcluir
  11. Ação das Enzimas influenciada pela temperatura

    Além do PH, as reações químicas mediadas por enzimas também é controlada pela temperatura. Essa temperatura pode ser classificada como ótima se a reação ocorrer em sua velocidade máxima.
    Nos seres humanos, a temperatura ideal para o funcionamento das enzimas corresponde à temperatura corporalo, que viária entre 36 a 37°C.
    Variações de temperatura diminuem a atividade enzimática. Em temperaturas abaixo da ideal, a atividade da enzima pode ser recuperada, desde que seja colocada novamente na temperatura ideal. Se a temperatura se elevar excessivamente, a enzima pode sofrer desnaturação pelo calor, pois acaba perdendo sua forma de ação. Dessa forma, se a temperatura do corpo humano ultrapassar 42°C, ocorrerá a desnaturação das enzimas e assim as reações químicas do organismo deixarão de ocorrer, acarretanto a morte.
    Geralmente, a intensidade de ação de uma enzima duplica ou triplica cada elevação de 10°C e reduz-se à metade ou à terça parte a cada 10°C de diminuição da temperatura do meio.

    fonte:http://professoracaroline.blogspot.com.br/2007/02/enzimas-objetivo.html
    postado por Gislaine

    ResponderExcluir
  12. Trazer atualidades a respeito das enzimas.

    ResponderExcluir
  13. Trazer atualidades a respeito das enzimas?

    ResponderExcluir


  14. Cientistas desenvolveram uma forma de converter um tipo sangüíneo em outro. A técnica permite potencialmente que sangue dos tipos A, B e AB sejam convertidos para o tipo O, chamado de "tipo universal", porque pode ser usado com segurança em transfusões para qualquer paciente.



    O método, que emprega enzimas recém-descobertas, pode ajudar a aliviar a escassez de sangue para transfusões. O trabalho, liderado pela Universidade de Copenhage, na Dinamarca, foi noticiado na revista Nature Biotechnology.

    Injetar em um paciente sangue incompatível com o seu próprio durante uma transfusão pode acarretar risco de vida. As células do sangue dos tipos A e B contém uma ou duas moléculas diferentes de açúcares, conhecidas como antígenos, que podem provocar uma resposta imunológica.

    As pessoas com sangue do tipo AB têm os dois tipos de moléculas, e as do tipo O não possuem nenhuma delas. As pessoas produzem anticorpos contra os antígenos que não possuem.

    Isto significa que o sangue do tipo A, B e AB só pode ser dado a pacientes com sangue compatível, enquanto o tipo O pode ser dado a qualquer pessoa. A nova técnica funciona com o uso de enzimas de bactérias que retiram moléculas de açúcar da superfície de glóbulos vermelhos.

    Depois de uma busca que incluiu 2,5 mil fungos e bactérias, os pesquisadores descobriram duas bactérias - Elizabethkingia meningosepticum e Bacterioides fragilis - que contém enzimas potencialmente úteis.

    Eles descobriram que enzimas das duas bactérias puderam remover os antígenos A e B dos glóbulos vermelhos.
    Testes

    Mas os pesquisadores dizem que serão necessários testes com pacientes antes que o método de conversão possa ser usado em hospitais.

    Em artigo na mesma publicação, os especialistas Geoff Daniels, do Bristol Institute for Transfusion Sciences, e Stephen Withers, da Universidade de British Columbia, no Canadá, elogiaram a pesquisa.

    Segundo eles, o uso de enzimas para converter tipos sangüíneos foi proposto há muito tempo, mas se provou pouco prático por causa da ineficácia e incompatibilidade das enzimas disponíveis.

    Mas eles dizem que as enzimas descobertas no último estudo podem, finalmente, contornar esse problema. "O método deles pode permitir a fabricação de glóbulos vermelhos universais, que reduziriam substancialmente a pressão sobre o armazenamento de sangue."

    O novo processo não pode fazer nada sobre um outro antígeno que pode provocar uma resposta imunológica. Sangue que tem este antígeno é conhecido como Rh-positivo. Isto significa que só sangue Rh-negativo pode ser usado para criar novos suprimentos do novo tipo de sangue O.

    http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=2801
    por Gislaine

    ResponderExcluir