domingo, 20 de maio de 2012

Descoberta pode levar a novas formas de morte celular programada.



Uma pesquisa liderada por especialistas da Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA, mostra que uma chave celular até então desconhecida pode fornecer uma nova maneira de provocar a morte celular programada. A descoberta pode ser usada em novos tratamentos contra o câncer.
A morte celular programada, ou apoptose, é um processo de suicídio celular que envolve muitos processos bioquímicos. Entre os seus efeitos, estão a retração das células do corpo, destruição de mitocôndrias e fragmentação cromossômica. É um mecanismo natural do corpo que pode ajudar a prevenir doenças autoimunes e câncer.









Descoberta de "chave celular" no organismo C. elegans pode levar cientistas ao uso de morte celular programada para combater doenças como o câncer. Crédito: University of Colorado at Boulder.








No estudo, os pesquisadores descobriram que uma conhecida molécula chamada caspase –  enzima carrasca da apoptose, devido ao seu papel no corte e destruição de proteínas celulares – tem um efeito completamente diferente em uma enzima particular: a Dicer. A equipe verificou que quando a caspase se cliva nesta enzima, ao invés de cumprir a sua função, faz com que a Dicer quebre cromossomos (pedaços de DNA contendo milhares de genes), matando as células que os abrigam.
A função normal do Dicer é cortar fitas de RNA em pedaços menores que se colam nas moléculas do RNA mensageiro – responsáveis pelo transporte de mensagens genéticas do DNA do núcleo das células para produzir proteínas específicas nos seus citoplasmas – e silenciar sua atividade. Mas, quando a caspase entra em contato com a Dicer, ela retira a sua habilidade de quebrar o RNA e a substitui pela capacidade de cortar e destruir cromossomos carregados pelo DNA.
Os experimentos foram conduzidos com o nemátodo Caenorhabdtitis elegans, um organismo bastante comum utilizado em pesquisas genéticas e biomédicas. Como parte do estudo, a equipe “apagou” o gene que codifica a enzima Dicer neste organismo. A remoção do gene comprometeu o processo de apoptose e bloqueou a fragmentação dos cromossomos.
De acordo com os pesquisadores, muitos genes identificados no C. elegans são importantes para os cinco passos sequenciais da morte programada de células: a especificação das células que devem morrer, ativação do programa de morte celular, início do processo de morte, igestão dos “cadáveres” das células e degradação dos restos celulares.
Já que falhas de apoptose contribuem para o desenvolvimento de tumores, um entendimento mais aprofundando deste processo pode conduzir ao desenvolvimento de agentes terapêuticos mais eficazes. Bastaria transformar uma enzima pró-sobrevivência em uma enzima pró-morte. Por este motivo, os pesquisadores agora investigam se as células humanas possuem a mesma capacidade de transformar as funções da enzima Dicer, como ocorre no C. elegans. Acredita-se que cerca de metade dos genes encontrados no organismo tenha equivalente em humanos.
O C. elegans é um organismo chave para a pesquisa: foi o primeiro organismo cujo genoma foi completamente sequenciado, e sua transparência ao microscópio permite aos cientistas estudarem muitos aspectos da biologia celular e do desenvolvimento, tanto quanto da genética.


Nota: Vale lembrar sobre a última aula do Professor Leonardo, a qual explicou sobre a apoptose e seu processo de autodestruição celular. 

Postado por : Herbert Morais e Rubens Junior.
Fonte da pesquisa:  www.cienciadiaria.com.br

12 comentários:

  1. muito interessante a postagem pois esse assunto é de extrema importância, e mostra o grande avanço nas pesquisas relacionadas ao câncer, que são estudadas a 'bastante' tempo já e com essa descoberta há uma nova perspectiva em relação a essa doença que causa tantas mortes no mundo inteiro..

    ResponderExcluir
  2. Foi até comentado pelo professor Leonardo o assunto de "apoptose",em sala, muito bem contextualizado.

    ResponderExcluir
  3. Também achei bastante interessante trazer uma matéria trabalhada em sala de aula para o Blog.
    Entrentanto, sugiro que vocês leiam o artigo da Science a respeito desse assunto (Science. 2010 Apr 16;328(5976):327-34. Epub 2010 Mar 11). Lendo esse artigo vocês terão mais embasamento para discutir o papel da enzima Dicer no processo de apoptose e a relação dessa enzima com a caspase.Boa leitura!!!

    ResponderExcluir
  4. Vocês já leram o artigo? Pelo menos o abstract?

    ResponderExcluir
  5. Sim Prof. ja lemos o artigo e para quem quiser dar uma lida tambem vou deixa o link aqui.

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20223951

    Rubens e Herbert

    ResponderExcluir
  6. Achei bem interessante é um assunto bem relevante para matéria da disciplina, de biologia celular.
    Saline Rocha

    ResponderExcluir
  7. O que o artigo acrescenta a respeito do papel da enzima Dicer no processo de apoptose?

    ResponderExcluir
  8. Que a enzima Dicer é importante para o processamento do RNA, e tem função de fragmentar o DNA cromossômico durante a apoptose.

    ResponderExcluir
  9. Então prof apos lermos o abstract concluimos de que a Dicer é importante para processar pequenos RNAs e Bloquear a fragmentação do cromossomo apoptotico.

    Texto original: the Dicer ribonuclease important for processing of small RNAs, compromises apoptosis and blocks apoptotic chromosome fragmentation.

    ResponderExcluir
  10. OK, Rubens. Aguardo outros comentários.

    ResponderExcluir
  11. Comenta que a dicer tem o papel de cortar as fitas de RNA, mas quando a caspase se cliva, faz com que a dicer mude sua função e além de cortar faz destruir os cromossomos carregados pelo DNA

    ResponderExcluir