sexta-feira, 18 de maio de 2012

Conhecendo a célula


Postado por: Bruna P.Schafranski

11 comentários:

  1. Uma forma diferente para se estudar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Citar fonte? Bem, a proposta é interessante em nível de Ensino médio. Entrentanto, as informações contidas no vídeo a respeito da função das estruturas celulares estão um tanto fragmentadas? Como estabelecer relações entre as estruturas celulares, ou seja, como as organelas trocam informações, como estruturas celulares, por exemplo o citoesqueleto, participam da funcionalidade das organelas etc etc???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FONTE DO VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=vR0TNsT3RGU&feature=player_detailpage

      Excluir
    2. A célula é a unidade básica da vida. As células são revestidas por uma MEMBRANA PLASMÁTICA, também denominada plasmalema, de constituição lipoprotéica. Células mais simples não apresentam núcleo (procariotos), enquanto as mais complexas contêm um ou vários núcleos (eucariotos). Entre o núcleo e o plasmalema existe uma substância aparentemente amorfa e homogênea, se examinada em microscópios mais simples, na qual se distribuem corpúsculos de diversas formas e tamanhos, compartimentalizados por membranas lipoprotéicas, as ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.

      MITOCÔNDRIAS:
      A mitocôndria é a organela onde ocorre a respiração celular. A respiração celular é, em linhas gerais, uma queima controlada de substâncias orgânicas, por meio da qual a energia contida no alimento é gradualmente liberada e transferida para a molécula de ATP. Está diretamente relacionada à demanda energética da célula.

      LISOSSOMOS:
      A principal função dessa organela é a digestão intracelular. Esse papel é extremamente importante, pois permite à célula eliminar porções envelhecidas ou danificadas do citoplasma incluindo organelas e moléculas, e degradar componentes oriundos da endocitose, sejam eles fragmentos da membrana plasmática, macromoléculas, partículas, outras células ou microorganismos.

      PEROXISSOMOS:
      Os peroxissomos atuam no processo de desintoxicação das células. Pelo qual os peroxissomos absorvem substâncias tóxicas, modificando-as de modo a que não causem danos ao organismo.
      Os tipos de enzimas presentes nos peroxissomos sugerem que, alem da digestão, eles participem da desintoxicação da célula. O peróxido de hidrogênio, que se forma normalmente durante o metabolismo celular, é tóxico e deve ser rapidamente eliminado.

      CLOROPLASTOS:
      Os cloroplastos são um tipo de cromoplastos que contém pigmento chamado clorofila, que são capazes de absorver a energia eletromagnética da luz solar e a convertem em energia química por um processo chamado fotossíntese.


      COMPLEXO DE GOLGI:
      O complexo de Golgi está presente em quase todas as células eucarióticas (núcleo centralizado), e é formado por várias bolsas achatadas, dispostas uma ao lado da outra. Essas bolsas servem para receber proteínas ribossomais em forma de vesículas, provenientes do retículo endoplasmático. Dentro da bolsa, essas vesículas são processadas, transformadas e enviadas para vários lugares da célula.
      Esta organela aparece mais em células secretoras de substâncias, como Pâncreas, Hipófise, Tireóide, células presentes no intestino que geram o muco intestinal, etc.
      Também é responsável por parte da formação das lamelas médias (paredes celulares) das células vegetais, produção de lisossomos (organelas que reciclam materiais da própria célula) e formação do acrossomo dos espermatozóides (a “cabeça” do espermatozóide, que contém enzimas digestoras, que facilitarão na entrada ao óvulo).

      CENTRÍOLOS:
      Os centríolos são responsáveis pela formação dos cílios e flagelos e pela organização do fuso acromático durante a divisão celular. Além disso, são estruturas capazes de se autoduplicar: orientando a formação de novos centríolos a partir dos microtúbulos presentes no citoplasma.

      VACÚOLOS:
      Atua como uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula.


      FONTE:
      - http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Celula.php
      - http://www.coladaweb.com/biologia/biologia-celular/organelas-citoplasmaticas
      - A Célula / Hernandes F. Carvalho, Shirlei Maria Recco-Pimentel. -2. Ed. - Barueri, SP: Manole, 2007.

      POSTADO POR:Bruna P.Schafranski

      Excluir
  3. As células eucariontes possuem uma complexa rede citoplasmática de microtúbulos e
    microfilamentos situada predominantemente próxima à membrana celular e envolvida em
    quase todos os aspectos que envolvem a forma e movimento celulares. Essa rede é
    chamada de CITOESQUELETO.
    O citoesqueleto desempenha um papel mecânico, de suporte, mantendo a forma celular e
    a posição de seus componentes. Ele estabelece, modifica e mantém a forma das células. É
    responsável por movimentos celulares como contração, formação de pseudópodes e
    deslocamento intracelular de organelas, cromossomos, vesículas e grânulos diversos.
    O citoesqueleto deve ser considerado como um complexo de túbulos, microfilamentos
    longos (actina), filamentos curtos (miosina), filamentos intermediários e macromoléculas
    proteicas diversas que formam um conjunto dinâmico.
    fonte: http://www.fug.edu.br/adm/site_professor/arq_download/arq_1206.pdf

    aqui neste site tem uma tabela sobre os três tipo de filamentos do citoesqueleto. http://www.sobiologia.com.br/figuras/Citologia/citoesqueleto2.jpg

    postado por Gislaine.

    ResponderExcluir
  4. A Gislaine trouxe explicações a respeito da estrutura e funcionamento do citoesqueleto, que complementam as informações contidas no vídeo e facilitam a sua compreensão.

    De que site foi extraído o vídeo?? Citar fonte?
    Aguardo outros comentários.

    ResponderExcluir
  5. o vídeo as organelas em movimento o que é interessante, e as informações sobre citoesqueleto esclareceram algumas dúvidas. Reforçando o que foi aprendido em sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. Este vídeo é muito bom como foi comentado acima para alunos do Ensino Médio e para as pessoas que não lembram da célula e de duas organelas, é uma forma rápida e de fácil entendimento para aprender ou apenas relembrar.

    ResponderExcluir