sexta-feira, 18 de maio de 2012

Suor: uma atividade controlada pela membrana.


Você já parou para pensar o por quê suamos?

Você até poderia responder que é a maneira que o nosso organismo encontra para reduzir o calor corpóreo e nisso você está certo. Mas, você sabe como isso acontece?

Pois bem, a membrana plasmática é fundamental nessa história!

Todos sabemos que uma das características das células vivas é sua capacidade de controlar o que entra e sai do seu interior e isso é feito através da membrana celular, ou seja, é a característica e composição da membrana que permite esse fenômeno.

Quando uma pessoa realiza atividades normais, a membrana não permite que muita água entre ou saia. Porém, quando realizamos exercícios físicos, poros especiais formados por proteínas da membrana celular conhecidas como aquaporinas, abrem-se, assim como outros canais que possibilitam a passagem de íons (como sódio, potássio etc.), que participam na formação do suor.

Com essas aberturas, água e íons atravessam as células até atingir o ducto das glândulas sudoríparas, chegando à superfície da pele, possibilitando assim, a excreção do suor.

As membranas são estruturas dinâmicas que realizam papéis fisiológicos permitindo a interação entre as células e, com moléculas do ambiente, regulando o tráfego iônico e molecular dentro e fora da célula, conhecido como permeabilidade seletiva. Essa permeabilidade é uma importante característica da vida.

As pessoas que vivem em regiões quentes, adquirem um maior número de glândulas sudoríparas do que as que vivem em regiões frias. 







Postado por:
Aline Borato e Caroline Ribas

15 comentários:

  1. o suor não é muito comentado, portanto o assunto desperta um interesse maior.

    ResponderExcluir
  2. O texto postado é simples e direito. Parabéns! Aguardo os comentários!!!

    ResponderExcluir
  3. Para a formação de suor a celula libera ions que direcionam o fluxo osmótico,certo?
    No caso de maior número de glândulas sudoriparas em pessoas de clima quente influenciado pela interação com o meio,pode ser um traço de climatização.
    Existem disfunções de membrana que a carretam doenças?

    por:Ana paula g r Rocha

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Existe sim uma doença, porém de origem ainda desconhecida, chamada Hiperidrose, que se caracteriza por perda excessiva de água, a doença não é causada por fatores psicológicos, mais estes podem agravar a situação.
    Por: Aline Borato

    ResponderExcluir
  6. Eu encontrei uma outra doença, porém sem muitas informações, mais esta causada por hantavírus, considerada uma epidemia, que matou cerca de 3 milhões de pessoas na Inglaterra entre os anos de 1485 e 1551, chama-se Sudor anglicus, caso alguém encontre mais informações, fique a vontade para comentar.
    Aline Borato

    ResponderExcluir
  7. Olha Aline tambem não axei muito sobre essa doença não, mas axei um artigo sobre ela da uma olhada no Abstract.

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11284216

    ResponderExcluir
  8. A gente só pensa que é a maneira que o nosso organismo encontra para reduzir o calor do corpo, não pensa como acontece.
    Por:Saline Rocha

    ResponderExcluir
  9. Rubens, obrigada pela contribuição, o artigo está muito bom. Mais infelizmente as informações sobre a doenças são bem escassas ! Caso alguém encontre mais alguma coisa coisa, por favor, complemente.
    Aline Borato

    ResponderExcluir
  10. Excelentes comentários!!! Interessante procurar mais a respeito de doenças relacionadas ao suor

    Aguardo comentários de outros alunos.

    ResponderExcluir
  11. o artigo realmente é muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Ainda sobre a Hiperidrose, são de duas naturezas:
    Primária ou idiopática: é uma disfunção rara e permanente do centro sudomotor do cérebro (centro responsável pelo controle do suor). Por motivo desconhecido, este centro estimula, de maneira exagerada, através do Sistema Nervoso Simpático – SNS, as glândulas sudoríparas de determinadas regiões do corpo, causando uma importante sudorese, com diferentes combinações de severidade e localização.

    Secundária: decorre de condições que levam a um aumento da atividade simpática, como: hipertireoidismo, menopausa, distúrbios psiquiátricos, síndrome paraneoplásica, obesidade e etc. Normalmente acomete todo o corpo.

    Ocorrências:
    Hiperidrose emocional: embora ninguém entenda o mecanismo do suor incontrolável e intenso, com rubor facial rápido, caracteriza uma situação que se chama fobia social (sentimento de embaraço com forte ânsia de escapar da situação que os originou), causado por um aumento na atividade do Sistema Nervoso Simpático – SNS. É involuntário e regula muitas das nossas funções sem o controle da consciência (ritmo da respiração, dos batimentos cardíacos e a produção de suor), importantes para a regulação da temperatura. A retirada ou corte dos nervos que controlam as glândulas sudoríferas e o rubor facial curam os sintomas associados à hiperidrose. Este procedimento cirúrgico é chamado de simpatectomia-cérvico-torácico minimamente invasiva bilateral. A sudorese aumenta em situações de desconforto ou tensão emocional, sendo as palmas das mãos e as plantas dos pés os locais mais frequentemente atingidos. O incômodo pode trazer ainda mais tensão ao paciente, piorando seu quadro, através das dificuldades de relacionamento ou, até mesmo, profissionais. O apoio psicológico pode ajudar bastante, sendo, em algumas situações graves, indicado o uso de tranqüilizantes. Na fase escolar, crianças acometidas podem ter sérios problemas para fazer provas, pois o suor das mãos embebe o papel, impedindo a escrita.
    Feocromocitoma: tumor geralmente benigno, de ocorrência intensa, derivado de células da medula da glândula supra-renal, caracterizado pela secreção de qualquer um dos hormônios catecol (substância combustível).
    metabolismo: além disso, algumas doenças metabólicas ou lesões neurológicas também podem dar origem ao quadro, pois atuam como reguladores do metabolismo e transmissores, tais como: adrenalina, noradrenalina e dopamina. Provocam: hipertensão, palpitações, cefaléia, náusea e sudorese intensa.
    Fonte: http://www.artecor.com.br/blog/artigos/660/2010/03/02/hiperidrose-palmar/

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, Caroline. Aguardos outros comentários.

    ResponderExcluir