quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Reanimação de células tronco após a morte !



Vocês já pararam pra pensar oque ocorre com nossas células após a nossa morte ?

 Nós sabemos que as células morrem por apoptose ( morte programada da célula)  e necrose (processo patológico e desordenado de morte celular) e também sabemos que elas não morrem ao mesmo tempo,então nós leva a pensar que mesmo morrendo ainda temos células vivas em nosso corpo. 
Esse foi o pensamento de um grupo de pesquisadores Franceses que desenvolveram um método de reanimar células tronco de pessoas mortas.

Cientistas franceses conseguiram reanimar células-tronco de músculos e medula óssea procedentes de pessoas que já estavam mortas há 17 dias, informa o periódico Nature Communications em um artigo divulgado na França. 
Uma equipe de pesquisadores do Instituto Pasteur demonstrou que é possível reativar as células-tronco musculares de cadáveres humanos, transplantá-las e fazer com que outras novas nasçam em perfeito estado.

Imagem mostra células-tronco musculares ativas que foram retiradas de uma pessoa morta há 17 dias


Então, oque acontece com nossas células após nossa morte e antes delas morrerem ?


Os cientistas descobriram que estas células não morriam junto com a pessoa. Isso porque, as mesmas reduziam sua atividade ao mínimo e, após se desfazer das mitocôndrias (pequenos corpos que auxiliam sua respiração), ficavam em estado de hibernação. 
Desta forma, as células conseguiam sobreviver mesmo em um meio tão hostil, sem oxigênio e no meio de um banho de ácido, assim como no caso de uma lesão muscular: "dormindo e esperando a tempestade passar", como afirmou o professor Fabrice Chrétien ao jornal Libération.
Quais as vantagens disso ?
Com essa descoberta  teremos uma grande reserva de células tronco assim tendo uma  revolução na luta contra o câncer e outras doenças sanguíneas.
Como fica a aplicações em humanos ?
Apesar dos avanços, que também foram testados com sucesso em ratos, o experimento revelou um aumento de um tipo de substância denominada ROS, que, por sua vez, apresenta uma incompatibilidades com as células e o genoma, apontou o professor Jean-Marc Lemaitre ao jornal Le Figaro. Por conta deste fato, o estudo ainda precisa apurar se estas novas células, mesmo em perfeito estado, podem esconder más-formações ainda não detectadas.
Fonte : http://noticias.r7.com/saude/noticias/cientistas-franceses-conseguem-reanimar-celulas-tronco-de-pessoas-mortas-20120613.html
Acadêmicos: Herbert Patrick Morais, Rubens Gomes Jr

2 comentários:

  1. Curiosa a matéria! Aguardo comentários?

    ResponderExcluir
  2. As células estaminais musculares sobrevivem em "letargia" 17 dias após a morte em seres humanos e 16 dias em ratos e, uma vez colocados em cultura, são de novo completamente funcional, de acordo com o estudo publicado.

    CARLA MARIA HEIRICH E DEBORA LOPES DA SILVA

    ResponderExcluir