domingo, 4 de novembro de 2012

Terapia com vírus comum combate câncer que afeta células do sangue


Quando injetado em ratos com mieloma múltiplo, reovírus matou células cancerosas, sem danificar células normais e saudáveis


Foto: University of Calgary
Chandini Thirukkumaran (a esq.) e Dr. Don Morris, envolvidos na pesquisa
Chandini Thirukkumaran (a esq.) e Dr. Don Morris, envolvidos na pesquisa

     Pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, descobriram que um vírus comum pode combater o mieloma múltiplo, câncer que afeta as células do sangue.
A pesquisa revela que, quando injetado em ratos com linhagens de células humanas de mieloma múltiplo, o reovírus matou as células cancerosas, deixando as células normais e saudáveis sem danos.
"O vírus parece não afetar as células saudáveis, ao contrário da radiação e da quimioterapia. No futuro, esse tratamento pode ser usado em conjunto com outras terapias anticâncer para alcançarmos mais efeito sobre as células do mieloma múltiplo", afirma o autor da pesquisa Don Morris.
Reovírus é um vírus comum, da família do Rotavírus, ao qual a maioria das pessoas está exposta em suas vidas, mas que não resulta em doença grave. Ele se manifesta como sintomas de gripe, tais como uma infecção respiratória ou diarreia leve.
"Quando o reovírus é dado sistemicamente, ele viaja para a medula óssea, onde as células do mieloma residem e matam especificamente essas células, não prejudicando as células normais. O vírus tem a capacidade de se multiplicar dentro de células cancerosas, ao contrário de drogas de quimioterapia, que têm um limite de dose devido aos efeitos secundários para o paciente", observa a pesquisadora Chandini Thirukkumaran.
Os cientistas esperam que esta pesquisa estabeleça as bases para um estudo de fase clínica inicial com o reovírus para o tratamento do mieloma múltiplo em humanos. Este mesmo grupo de pesquisadores já começou a ensaios clínicos com o vírus no câncer de pulmão e próstata.
Postado por: Saline Rocha

Um comentário:

  1. Compreendendo o Mieloma: Mieloma múltiplo é uma doença hematológica (do sangue) que se caracteriza pela proliferação descontrolada de células plasmáticas. A incidência da doença ocorre a partir da sétima década da vida, sendo rara antes dos 40 anos.

    Os portadores de mieloma têm uma produção aumentada de células plasmáticas e, portanto, um número aumentado dessas células na medula óssea, que pode variar de 10% a 90% - normalmente, as células plasmáticas constituem menos de 5% das células da medula óssea. Tais acúmulos de células plasmáticas são denominados plasmocitomas. O aumento das células plasmáticas pode acontecer na medula óssea (acúmulo intramedular) ou em outras localizações (acúmulo extramedular), portanto os pacientes com mieloma múltiplo podem apresentar plasmocitomas intra ou extramedulares.

    Postado por Gessica da Costa

    ResponderExcluir