quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ADEUS, SILICONE.


A ciência descobre que combinar células-tronco e gordura extraídas do próprio corpo proporciona bons resultados para as mamas e rejuvenescer a face.

Trata-se de um novo método que usa as células tronco - capazes de se transformar em vários tipos de tecidos do organismo- presentes na gordura pra reconstituir e dar volume maior as mamas. Exatamente como o silicone, mas sem as desvantagens de ser artificial.
A novidade vem sendo testada e usada em diversos países do mundo. "Cerca de 90% das pacientes ficam satisfeitas com os resultados a longo prazo".
A ideia de usar células tronco para aumentar as mamas começou a ganhar fôlego quando se descobriu que o tecido adiposo (gordura) é uma fonte generosa dessas estruturas. Antes sabia-se de sua existência em outros locais, como a medula óssea, onde a extração é complicada e a concentração é menor. A titulo de comparação, uma grama de tecido adiposo tem cerca de 500 vezes mais células troco que a mesma quantidade da medula.

FONTES PRECIOSAS 

Como são obtidas as células-tronco do tecido adiposo e o que pode ser feito com elas na beleza

O que é esse tecido:
Está presente abaixo da derme (camada profunda da pele) e envolve os órgãos. Tem função de armazenar energia, ser isolante térmico e proteger contra choques mecânicos.

Do que é composto:
80% são adipócitos (as células de gordura), 1% a 5 % são células-tronco.
O restante é composto de vasos sanguíneos  fibroblastos (responsáveis por sintetizar colágeno e elastina, que dão firmeza e elasticidade a pele) e glóbulos brancos.

Onde estão as células-tronco:
Estão concentradas nas regiões em torno dos vasos sanguíneos
São do tipo mesenquimal. Isso quer dizer que podem dar origem a gordura, ossos, cartilagem, músculos ou tecido endotelial (reveste artérias e veias).

Como são extraídas e aplicadas:
1- É feita uma lipoaspiração para a retirada de gordura. Para aumento de seios é preciso uma retirada  de 1000ml a 2.5000ml.

2- A gordura é processada:
a) Parte é guardada do jeito que está.
b) O restante é filtrado ou centrifugado e depois ainda passa por uma outra etapa: são usadas enzimas (fabricadas pelo corpo humano) para a digestão do que restou da gordura. Isso facilita o isolamento das células-tronco.
c) As células são misturadas a gordura que foi guardada, tornando a amostra um tecido riquíssimo nessas estruturas.
d) A mistura é injetada no local.

3) O que provocam:
A injeção de gordura enriquecida com células-tronco permite, pelo observado ate agora, que o corpo não reabsorve o enxerto, o que tiraria novamente o volume das mamas.


Postado por: Andressa Camila Francisco, Gessica da Costa, Roberta Zapszalka.

7 comentários:

  1. fonte: Revista ISTOÉ,pág 72, ano 35, n°2150,JAN/2011.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a postagem (:

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como as células tronco são milagrosas. Ressaltando um trecho da postagem "uma grama de tecido adiposo tem cerca de 500 vezes mais células tronco que a mesma quantidade da medula".
    Praticamente tudo pode ser resolvido ou reparado com elas.
    Comentado por: Saline Rocha

    ResponderExcluir
  4. As células-tronco possuem três propriedades: não são especializadas, são capazes de se dividir e de renovar-se por longos períodos e podem gerar tipos celulares especializados.Uma das propriedades fundamentais de uma célula-tronco é que não tem nenhuma estrutura tecido específica que permita que execute funções especializadas. Ela não pode participar do bombeamento sanguíneo através do corpo (como uma célula do músculo cardíaco), não pode carregar moléculas de oxigênio através da corrente sanguínea (como uma célula vermelha dosangue), e não pode disparar sinais eletroquímicos a outras células que permitam que o corpo se mova ou fale (como uma célula nervosa). Entretanto, as células-tronco não especializadas podem dar origem a células especializadas.

    Artigo no link: http://www.cfmv.gov.br/portal/_doc/artigos%20cobio/artrev35.pdf

    ResponderExcluir
  5. Essa notícia é muito boa, pois a procura de silicone é muito grande, porém, pode sem perigoso se não feito com alguém especializado. E agora com o silicone substituído por células troncos, muito complicações podem ser reduzidas.

    Geovanna Ambrosio.

    ResponderExcluir
  6. Além da aplicação na área estética, não há estudos de aplicação dessas células em tratamento de doenças?

    ResponderExcluir
  7. A técnica de utilizar células tronco tem uma importância e aplicação principalmente na área médica. Vários estudos vem sendo desenvolvidos para aplicação de células tronco tanto embrionárias quanto adultas. Já foi evidenciado que a utilização de células-tronco já curam mais de 45 doenças, dentre elas algumas leucemias, alguns tipos de tumores, dentre outras.

    Andressa Francisco, Gessica da Costa e Roberta Zapszalka

    ResponderExcluir