sexta-feira, 6 de julho de 2012

Comunicação celular por meio de sinais químicos

Nos organismos multicelulares, a troca de informação por meio de moléculas, que são sinais ou mensageiros químicos. Esses sinais são importantes para que os tecidos e órgãos se formem de modo ordenado e, após a estruturação do corpo, são necessários para coordenar o crescimento e o funcionamento das diferentes partes do organismo.

Os mensageiros químicos influenciam o metabolismo, a multiplicação, a secreção, a fagocitose, a produção de anticorpos, a contração e muitas outras atividades celulares.

A comunicação atua através de moléculas sinalizadoras ou ligantes, que se prendem a locais específicos das moléculas receptoras. Para se caracterizar como receptor a molécula deve ser capaz de reconhecer especificamente outra molécula (ligante) e de desencadear uma resposta celular. Distinguem três tipos de comunicação:

1.  Pela secreção de hormônios

2.  Pela secreção de moléculas que atuam nas células vizinhas sendo retidas no local de produção ou então, inativa logo após exercerem suas funções. Nesse caso a comunicação é chamada de comunicação parácrina.

3.  Pela secreção de neurotransmissores. Essa secreção tem lugar nas sinapses, que são locais especializados onde os neurônios, através de seus numerosos prolongamentos, estabelecem contato umas com as outras.

            Nas junções comunicantes, as células se intercomunicam diretamente. Há passagem livre de íons e moléculas pequenas através de canais entre células vizinhas.


Postado por: Aline Margraf

5 comentários:

  1. Fonte : Biologia Celular e Molecular Junqueira e Carneiro, 7ed.

    ResponderExcluir
  2. Dê um exemplo de cada tipo de sinalização celular.

    ResponderExcluir
  3. Sinais endócrinos são produzidos por células endócrinas e viajam
    através do sistema circulatório até chegarem a todas as partes do
    corpo.
    Sinais parácrinos são enviados apenas às células na vizinhança da
    célula emissora. Os neurotransmissores são um exemplo.
    Por exemplo, a epinefrina e a norepinefrina podem funcionar como hormônios quando libertadas pela glândula adrenal, sendo transportadas através da corrente sanguínea até ao coração. A norepinefrina pode também ser produzida pelos neurônios, funcionando como neurotransmissores no cérebro.O estrogênio pode ser libertado pelo ovário e funcionar como hormônio ou atuar localmente via sinalização autócrina ou parácrina.
    Sinais autócrinos apenas afetam as células que são do mesmo tipo
    celular que a célula emissora. Um exemplo são as células do
    sistema imunitário.
    Sinais justácrinos são transmitidos através das membranas
    celulares, via componentes protéicos ou lipídicos, integrais à
    membrana, e que são capazes de afetar quer a célula emissora quer
    as células imediatamente adjacentes. A via de sinalização Notch é um exemplo de sinalização justácrina em que duas células adjacentes têm que ter contato físico para que se processe a comunicação. Este requerimento de contato direto permite um controle preciso da diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.

    http://www.ufpel.edu.br/biotecnologia/gbiotec/site/content/paginadoprofessor/uploadsprofessor/8354dac52c9243101c4bc8381a00b27a.pdf?PHPSESSID=ac305ddf2e2eae902090e9fc5c9ae9d4

    Por: Fernanda Colombo

    ResponderExcluir
  4. As células podem estabelecer comunicação celular através das Junções celulares?

    ResponderExcluir