São substâncias de natureza proteica. Agem como catalisadores, isto é, promovem reações químicas em alta velocidade e em temperaturas baixas. Podemos definir uma enzima, como sendo uma proteína que catalisa e acelera uma reação química.
A força das enzimas: quando comemos um pedaço de carne, ela é digerida em aproximadamente 2 horas com a ajuda das enzimas do suco gástrico.
Se tentarmos digerir esse pedaço de carne em laboratório, sem a ajuda das enzimas, precisamos de temperaturas em torno de 100° C e o processo levará cerca de 12 horas.
As enzimas são específicas para um determinado substrato, isto é, as enzimas que atuam sobre um substrato não tem ação sobre outros substratos diferentes.
Ex: -amilases: são enzimas que degradam apenas amido
- proteases: são enzimas que degradam apenas proteínas
-lipases: são enzimas que degradam apenas lipídios
Atuação enzimática: a enzima atua sobre o substrato encaixando-se nele como uma chave na fechadura . Uma enzima é específica para um determinado substrato pela forma de sua molécula. Uma vez ocorrido o encaixe, forma-se o complexo enzima substrato, que se assemelha as sistemas chave fechadura.
Esquema: Enzima e substrato --- juntos formam complexo enzima-substrato --- enzimas mais produtos finais. Ex.: amilase = amido.. vão resultar amilase + moléculas de glicose.
Os lisossomos são organelas citoplasmáticas que acumulam cerca de 40 enzimas hidrolíticas, as quais apresentam uma ampla gama de substratos (tabela 1). A principal função das organelas é a digestão intracelular, onde permite a célula eliminar porções envelhecidas ou danificadas do citoplasma, incluindo organelas e moléculas, e degradar componentes oriundos da endocitose, sejam eles fragmentos da membrana plasmáticas, macromoléculas, partículas, outras células ou microrganismos.
Em alguns tipos celulares, as enzimas lisossomais são secretadas para realizar a digestão extracelular. Um exemplo é o acrossomo, uma organela relacionada ao lisossomo, dos espermatozóides. Quando o espermatozóide entra em contato com o óvulo, ocorre a chamada reação acrossomal, que se caracteriza pela liberação das enzimas contidas na organela, em especial a hialuronidase, que digere as camadas de material extraceular que envolve o óvulo. Isto permite a fusão das membranas das duas células e a passagem do núcleo do espermatozóide para o citoplasma do óvulo.
Fonte: A célula, 2001, Hernandes F. Carvalho, Shirley M. Recco - Pimentel
Postado por: Anelize Felicio e Jessica Fernandes